Translate

domingo, 14 de setembro de 2014

POST 245/2014 - UM ESQUILO SERELEPE...

02 de setembro de 2014

Olá... Nesta terça fui fazer algumas visitas em obras situadas nos condomínios da Costa Verde e em meio a natureza, um pouquinho do que sobrou da Mata Atlântica, avistei em uma árvore um animalzinho muito interessante - um esquilo; como eu estava com a câmera no carro, corri, peguei-a e fiz a foto acima para ilustrar o Blog de hoje.

Os esquilos pertencem a uma grande família de mamíferos roedores, de pequeno e médio porte que têm a cauda longa e peluda, conhecida como Sciuridae (ciurídeos - que também inclui a marmota, o cão-da-pradaria e a tâmia. Mais de 250 animais diferentes integram essa família). No Brasil, são também conhecidos como serelepe, caxinguelê, caxinxe (nomes originários da linguá quimbundo - africana) ou ainda como quatimirim, quatipuru ,agutipuru ou acutipuru (nomes originários da linguá tupi - indígenas).

Os esquilos estão espalhados por quase todo o mundo e são vistos com mais frequência do que qualquer outro mamífero silvestre ou selvagem. A maioria vivem nas zonas de climas temperado ou tropical, mas também em algumas zonas de clima frio. Como todos os roedores, possui presas fortíssimas, com que roem sementes com facilidade, principalmente bolotas. 

Esquilos arborícolas fazem suas casas nas árvores, Constroem ninhos com folhas e galhos, para abrigarem as suas crias da chuva e do vento, em ramos muito altos, em árvores como a cajarana. Durante a gestação, os pais preparam o ninho para receber os filhotes, que variam de 3 a 10 por ninhada. Quando adulto, as maiores espécies da família chegam a medir de 53 a 73 centímetros de comprimento (com a cauda). Esquilos do solo vivem em buracos sob as pradarias, nos desertos e nos campos, sendo que a maioria deles tem olhos grandes e pelo curto.

Eles são famosos pela agilidade; seus movimentos são rápidos. Eles podem dar grandes saltos entre ramas. Os esquilos-voadores conseguem planar, porque suas patas têm membranas que os ajudam como se fossem asas.  Além disso, possuem quatro grandes dentes na frente. Esses dentes são usados para roer e crescem durante toda a vida do animal. Os esquilos comem, na maioria, plantas, além de frutas e cascas de árvores. Muitos se alimentam de grandes quantidades de sementes e nozes. 

Quando coletam alimento, enterram algumas sementes que encontram no chão para comer mais tarde, sendo que algumas chegam a germinar, como pinhões e coquinhos, acabando por plantar árvores como araucária e jerivá. 

Alguns esquilos são considerados pestes porque devoram as plantações. Outros transmitem doenças. Alguns são caçados porque seu pelo é valorizado. Para minha surpresa, descobri que as pessoas também comem carne de esquilo em vários países. Para mim, que não como nenhum mamífero, isso é uma aberração.

Até a próxima,
                        Amo vocês,
                                           Marcel Peixoto.



Nenhum comentário: