Translate

sábado, 6 de setembro de 2014

POST 240/2014 - UM PATINHO NA LAGOA

28 de agosto de 2014

Olá... Uma quina-feira de muita chuva, mas como tinha compromisso na Região dos Lagos, tive que enfrentar o mal tempo e encarrar a estrada em direção aos objetivos.  No caminho de ida, resolvi parar para tomar o café da manhã em uma lanchonete da estrada e no laguinho que existia aos fundos da mesma, percebi vários patinhos flutuando e decidi  fazer da foto acima,  para termos um belo personagem para o Blog de hoje.

Coincidentemente a foto foi muito apropriada ao dia, pois tanta chuva me fez sentir exatamente como um pato, flutuando nas águas, que caiam, em grande quantidade, do céu.  Infelizmente, com chuva o trabalho externo tende a não ser tão proveitoso, mas o importante é que todas as experiências são de aprendizado, se estamos abertos a olhar a situação por diversos ângulos.

Mas vamos falar um pouquinho de nosso personagem, o pato. O pato é uma ave que pertence a família Anatidae. Pertence a uma classe de tamanho definindo aves geralmente menores que os Anserídeos (gansos e cisnes) e podem ser encontrados tanto em água doce como salgada. Os patos alimentam-se de vegetação aquática, moluscos e pequenos invertebrados e algumas espécies são aves migratórias. Pode-se identificar os machos principalmente pela coloração diferente mais vistosa (visto que a grande maioria das espécies de patos tem dimorfismo sexual) e também por diferenças comportamentais. Algumas espécies de patos (quer selvagens, quer domesticadas ou criadas em cativeiro) são utilizadas pelo homem na alimentação, vestuário (as penas) e para entretenimento (caça).

O pato é um dos poucos animais da natureza que anda, nada e voa com razoável competência. É o único animal que consegue dormir com metade do cérebro e manter a outra em alerta. É dotado de perfeito senso de direção e comunidade. Os patos se movimentam muito bem em terra, e principalmente na água, motivo pelo qual são chamados de aves aquáticas. São chamados de aves palmípedes, devido a forma palmada de suas patas. 

Esta aliás, é uma das principais características dos patos: suas patas parecidas com barbatanas, adaptadas para natação, o que explica o fato dessas aves ficarem tão satisfeitas na água. Sua plumagem tem uma gordura especial que impede que suas penas fiquem molhadas. Existem várias subfamílias de patos. Podem ter plumagem branca (Pato de Pequim, originário da China), podem apresentar faixas pretas em sua plumagem, ou outras variedades de cores. 

Em média, os patos adultos alcançam 58 cm de comprimento, 95 cm de envergadura, e podem pesar mais de 6 quilos. Chegam a viver 15 anos. Os patos alimentam-se de ervas, raízes, caracóis, crustáceos, insetos, pequenos peixes e plantas aquáticas. São aves ovíparas. Os machos emitem um som facilmente diferenciado das fêmeas. Grande parte das subfamílias de patos precisa de água para crescer e se reproduzir. As patas botam os ovos (entre 7 e 14 ovos) e os chocam por um período que varia entre 25 e 35 dias, de acordo com a subfamília das aves. Cada pata bota em média 100 ovos por ano.

Assim que nascem os patinhos, a pata esfrega a gordura de suas penas na penugem dos patinhos, que ainda não produzem essa substancia. Após esse cuidado, os patinhos estão prontos para nadar.

A domesticação dessa espécie, no Brasil, é anterior à colonização, ou seja, os índios iniciaram o processo de domesticação. A carne do pato, assim como seus ovos são muito apreciados, o que levou a criação dessas aves em cativeiro, sobretudo em alguns países da Ásia. Já os patos selvagens são encontrados em todo o mundo. Em alguns países, caçar patos selvagens é comum, ainda bem que não temos esse hábito.

Até a próxima,
                     Amo vocês,
                                       Marcel Peixoto.


Nenhum comentário: