Translate

sábado, 20 de setembro de 2014

POST 253/2014 - SORVETE ME FAZ SORRIR

 
10 de setembro de 2014

Olá... Quarta-feira fiquei responsável pela sobremesa do jantar e nem pensei duas vezes, pela minha falta de habilidade em cozinhar, tive que optar por algo pronto e a melhor opção foi um tradicional pote de sorvete de creme da Kibon.  Não consegui segurar todos, mas a minha porção eu fotografei para apresentar aqui no Blog.

Sorvete é uma sobremesa gelada à base de lacticínios, como leite ou nata, à qual é adicionada fruta ou outros ingredientes e sabores. A maior parte contém açúcar, embora alguns sejam feitos com adoçantes.  Em alguns casos, são acrescentados corantes ou aromatizantes como complemento ou substituição dos ingredientes naturais. A emulsão é batida lentamente durante o arrefecimento, de forma a incorporar ar e prevenir a formação de cristais de gelo de grandes dimensões. O produto final é uma espuma semissólida suave e consistente, facilmente maleável e que pode ser retirada com uma colher.

O significado da expressão "sorvete" ou "gelado" varia consoante o país. A legislação local regulamenta tanto as designações comerciais como a quantidade relativa de ingredientes para cada uma delas. Os produtos alimentares gelados que tenham por base uma emulsão de gorduras lácteas são normalmente designados por "sorvetes" no Brasil, enquanto que em Portugal se usa o termo "gelado". Em ambos os países, os mesmos termos são usados para designar também uma variedade imensa de produtos gelados, mesmo que sejam feitos à base de água e não de leite. 

Quando o assunto é sorvete, a maioria das pessoas, assim como eu, pensa em Kibon.  A marca nos acompanha deste nossa infância, isso nos dá confiança no produto. Agora a marca traz um logotipo do grande coração vermelho e além de sorvetes clássicos bastante queridos  estão outras delícias como Magnum e Cornetto, passando pelo gosto natural das frutas de Fruttare, até os favoritos da família, como Chicabon e Tablito.

Poucos alimentos são capazes de fazer as pessoas sorrirem como o sorvete. É perfeito desde crianças até adultos, em pleno verão ou até mesmo em momentos que você precisa de uma energia extra,  Para aqueles que não querem engordar já existem linhas com 70%  leite, ingredientes naturais, além da linha light, diet e outras opções de baixa calarias.

O Brasil é o 12º  país no mundo em consumo per capita (4 litros/ano), enquanto a Nova Zelândia é líder de consumo, com 26,4 litro/ano.  O sorvete surgiu há três mil anos na China, como uma mistura de neve das montanhas, suco de frutas e mel, servida ainda gelada.  A Unilever, atual proprietária da Kibon, é o maior fabricante de sorvetes do mundo, com receitas anuais de cinco bilhões de euros. 

No próximo dia 23 de setembro será comemorado o dia do sorvete, espero que comam muito...

Até a próxima,
                       Amo vocês,
                                           Marcel Peixoto,

Nenhum comentário: