Translate

terça-feira, 2 de setembro de 2014

POST 236/2014 - O POMBO AZUL

24 de agosto de 2014.

Olá... Domingo é dia de caminhar e visitar algumas praças e foi exatamente numa destas que encontrei o personagem do Blog de hoje.  Já é sabido pelos meus leitores do Blog que eu adoro fotografar pássaros, mas um especificamente eu não gosto, o pombo.  E diante desta minha convicção, sempre pensei que jamais faria um Blog falando deles, mas como já diziam: "a vida é uma caixinha de surpresas"...

Na verdade, não considero o pombo da foto um pombo comum, ele além de ser muito grande, tem uma coloração azul, que particularmente me encantou.  E essas peculiaridades que me fizeram fazer dele a foto do Blog de hoje.  Por alguns instantes tive esperança de não ser um pombo, mas é um pombo e que pombo.

Pelo seu tamanho é conhecido popularmente como pombão.  Possui também outros nomes e variações  populares, como: asa-branca, legítima, legítima-mineira, pombo(a) do ar, pomba-trocal, pomba-trocaz, pomba-carijó (RS) e pomba-verdadeira. Quando em voo, a principal característica da espécie é a faixa branca na parte superior das asas, detalhe perceptível até na foto.

Alimenta-se de sementes e pequenos frutos geralmente coletados no solo. São granívoros e frugívoros, frequentando roças de milho e feijão, principalmente após a colheita.  Fazem seus ninhos em todos os meses do ano no sudeste do Brasil. Os casais fazem ninhos em territórios demarcados pelo macho em vôos altos e com batimento especial das asas. Constrói o ninho em árvores e a cerca de 3 metros do solo ou na parte baixa de uma árvore de cerrado na borda de cerradão, o ninho é achatado com gravetos frouxamente entrelaçados. O material do ninho é quebrado dos ramos secos no topo de árvores ou pego no chão. O único ovo, branco, é incubado por 16 a 19 dias pelo casal que também se ocupa da criação do filhote. 

O filhote é alimentado pelos pais com o "leite de papo ou de pombo",  massa queijosa composta pelo epitélio digestivo do papo, que é fortemente desenvolvido em ambos os sexos durante a época da criação. Esta substância é regurgitada para ser recolhida pelos filhotes nos bicos dos pais. A medida que os filhotes vão crescendo são adicionados sementes em ordem crescentes. O filhote saindo do ninho é semelhante aos pais, um pouco menor e com a faixa branca da asa quase inexistente. Após o período reprodutivo associa-se em bandos, executando migrações. 

Vivem nos campos com árvores, áreas urbanas, cerrados, caatingas e florestas de galeria. Freqüentemente encontrada no solo. É migratória como outras pombas, estendendo seus domínios acompanhando o desmatamento, aparecendo em grande quantidade. Voa longas distâncias e a grandes altitudes, exibindo seu espelho alar branco; está aproveitando as áreas urbanas, é comum ser encontrada comendo milho em galinheiros.

Não deixa de ser um pombo, mas esse é um belo exemplar...

Até a próxima,
                       Amo vocês,
                                         Marcel Peixoto

Nenhum comentário: