Olá... Nesta terça-feira vou falar mais uma vez de um alimento que está na mesa dos brasileiros, principalmente na dos cariocas, que assim como eu não abrem mão de uma batatinha compondo os nossos pratos.
A batata (Solanum tuberosum) é uma planta herbácea que pode atingir mais de cem centímetros de altura e produz um tubérculo - a batata - rico em amido. A batata pertence à família Solanaceae e compartilha o gênero Solanum com pelo menos outras mil espécies, como o tomate e a berinjela.
A espécie começou a ser cultivada por civilizações andinas há cerca de oito mil anos e o cultivo foi aperfeiçoado pelos Incas, que utilizavam, inclusive, técnicas de irrigação. Os espanhóis introduziram, no século XVI, a espécie na Europa, e se tornou um alimento fundamental no continente. Atualmente, o tubérculo é o quarto alimento mais consumido do mundo, com milhares de variedades de diferentes cores, sabores e tamanhos que são utilizadas em receitas no mundo todo. O maior produtor mundial é a China, cuja produção em conjunto com a da Índia corresponde a mais de um terço da produção mundial.
Como qualquer cultura, as plantações estão sujeitas ao ataque de diversas espécies de bactérias, fungos e insetos que comprometem a produtividade. Por isso, investe-se na criação de variedades mais resistentes, além da criação de batatas geneticamente modificadas, apesar do grande temor que ainda existe sobre produtos transgênicos. O aumento da produtividade é visto, ainda, como uma solução para acabar com a fome em diversos países. Para reconhecer a importância do tubérculo no mundo, o ano de 2008 foi intitulado o Ano Internacional da Batata pela Organização da Nações Unidas.
As batatas são consumidos em todas as parte do mundo e mantém um papel importante na culinária do cotidiano. As batatas podem ser encontrados em quase todas as refeições. Em fast foods como batatas fritas, que são um sucesso entre todas as idades. As batatas podem ser cozidas, assadas ou feitas como purê. São utilizadas como um agente espessante em molhos e sopas.
As batatas possuem vários benefícios nutricionais e fornecem cerca de 80 calorias por 100 gramas de consumo, além de conterem água e fibra alimentar em grande proporção.
Para a pele ela contribui com suas Vitaminas C e B e com os minerais zinco e magnésio. A Vitamina C funciona como um antioxidante natural, que pode evitar danos por radicais livres e retarda o processo de oxidação. Além disso, várias máscaras podem ser preparada usando batata. Ela crua ou seu sumo pode ser aplicado sobre a acne para curar e remover a marca. Puré de batata, juntamente com o mel, pode também ser aplicada para alcançar a pele macia, suave e brilhante.
A batata melhora a eficiência cerebral por ser rica em ácidos complexos, aminoácidos e vitamina B que são realmente úteis para manter o sistema nervoso ativo. Alimentos ricos em carboidratos ajudam no fornecimento adequado de energia ao cérebro. As antocianinas, um poderoso antioxidantes estão presentes nas batatas roxas. Elas fornecem benefícios neuro-protetor, como aumentar a memória de curto prazo e ainda atuam na diminuição de processos inflamatórios. A Vitamina B6 é uma vitamina que promove o bom funcionamento do sistema nervoso e uma pele saudável.
Outra propriedade da batata é a diminuição da pressão arterial, pois contém uma quantidade elevada de potássio, que ajuda a contrabalançar o efeito de sódio. Assim podemos dizer que a batata trás benéficos para o coração se consumido em quantidade moderada. Ela é rica em carotenoides nomeadamente luteína e zeaxantina. Eles podem ajudar na redução do colesterol.
Ainda a vitamina B6 pode ajudar a reduzir o nível de homocisteína, que é um agente inflamatório e é responsável por causar doenças das artérias coronárias e pode auxiliar no depósito de placas nas paredes das artérias. Por ser rica em ferro, a batata também ajuda a aumentar o nível de hemoglobina. A Presente de Magnésio ajuda a restringir a formação de pedra nos rins. Eles inibem a acumulação de cálcio no corpo. Olhos inchados pode ser removido por uma combinação de sumo de batata e de pepino.
No caso de reumatismo elas ajudam a impedir o seu desenvolvimento devido à presença de magnésio e de cálcio e finalmente, por ser rica fonte de vitamina C e B e Potássio, torna-se um alimento anti-inflamatório. que auxilia na redução da inflamação dos intestinos e do sistema digestivo.
Até a próxima,
Amo vocês,
Marcel Peixoto.
Amo vocês,
Marcel Peixoto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário