Translate

domingo, 26 de outubro de 2014

POST 282/2014 - LENTE DE CONTATO

09 de outubro de 2014

Olá... Hoje resolvi trazer para o Blog uma companheira de jornada que há muito tempo tem me ajudado a ver melhor o mundo, literalmente falando - A Lente de Contato.   Para tanto fiz a foto da mesma em meu dedo para o Blog de hoje, segundos antes dela ir para os meus olhos.

Até eu iniciar meus estudos no segundo grau, sempre me sentei na primeira fileira em sala de aula e não percebi minha dificuldade visual até então.  Neste momento, mudei de escola e passei a me sentar, não tão atrás, mas a esquerda do quadro negro, foi aí que começou o meu problema. Comecei a copiar a aula do caderno do colega ao lado, pois eu já não conseguia ver o que o professor escrevia no quadro.  Não havia outra solução senão ir ao médico e a prescrição esperada se confirmou, a miopia. 

A Miopia é o distúrbio visual que acarreta uma focalização da imagem antes desta chegar à retina. As pessoas conseguem enxergar porque a parte frontal do olho encurva (refrate) a luz e a aponta para a superfície posterior do olho, chamada retina. A miopia ocorre quando o comprimento físico do olho é maior do que o comprimento óptico. Isso faz com que seja mais difícil para os olhos focar a luz diretamente na retina. Se os raios de luz não estiverem claramente focados na retina, as imagens que você vê podem ficar borradas.

Assim, uma pessoa míope consegue ver objetos próximos com nitidez, mas os distantes são visualizados como se estivessem embaçados (desfocados).  A correção da miopia poderá ser efetuada através de cirurgias que são realizadas por meio de diferentes técnicas (Lasik; Lasek; PRK; Artisan; CK, Anéis Intracorneais e Implantes de Lentes Intraoculares Fácicas) ou pelo uso de lentes divergentes, também chamadas de negativas, na forma de óculos ou lentes de contato, que deslocam o ponto focal para trás.  Usei óculos por um bom tempo em minha adolescência, mas no início de minha fase adulta, resolvi experimentar as lentes de contato e desde lá não as abandonei.

Uma lente de contato é uma lente oftálmica corretiva, cosmética, corretivo-cosmética ou terapêutica utilizada sobre a córnea do olho. As lentes de contato modernas foram inventadas pelo químico tcheco Otto Wichterle, que também inventou o primeiro gel usado para a produção das lentes.

As lentes de contato geralmente servem para a mesma proposta corretiva que os óculos convencionais, porém elas são mais leves e virtualmente invisíveis. Fora que as lentes de contato corrigem a miopia com 5% a mais de eficácia comparada aos óculos convencionais. Muitas lentes comerciais são tingidas com um azul fraco (conforme pode-se observar na foto) para torná-las mais visíveis quando estiverem imersas em soluções de conservação ou limpeza. As lentes cosméticas e as corretivo-cosméticas são coloridas propositalmente de modo que alteram a aparência do olho.

Estima-se que cerca de 125 milhões de pessoas no mundo usem lentes de contato (2% da população mundial),  As pessoas em geral, assim como eu,  escolhem usar lentes de contato por diversas razões, uns consideram que sua aparência fica mais atraente com o uso de lentes de contato, em comparação com os óculos, outros fazem a opção por considerá-las menos afetadas pelo clima úmido, por não embaçarem e por proporcionarem um campo de visão mais amplo. Além disso, elas são mais adequadas para diversas atividades esportivas. 

Há pessoas que relatam terem dificuldades de utilizar as lentes de contato, mas no meu caso específico, foi um casamento perfeito e pretendo usá-los até quando minhas condições físicas permitirem.

Até a próxima,
                        Amo vocês,
                                           Marcel Peixoto




Nenhum comentário: