10 de outubro de 2014
Olá... Nesta sexta-feira, depois de trabalhar na Barra da Tijuca, visitando alguns clientes, ao passar pela nova ponte estaiada da avenida Ayrton Senna, resolvi fazer a foto para o Blog, de detalhes da referida ponte. Dirigindo e ao mesmo tempo clicando a Cyber-Shot da Sony, consegui capturar um detalhe dos cabos de aço que sustentam a ponte e a estrutura que os suporta. Para brindar a foto, um belo céu, do anoitecer, ao fundo.
A Ponte Estaiada da Barra, foi inaugurada pela Prefeitura do Rio em 24 de dezembro do ano passado e batizada por Ponte Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales. Com aproximadamente 900 metros de extensão e erguida sobre a ligação das lagoas de Jacarepaguá e da Tijuca, em trecho da Avenida Ayrton Senna próximo à Avenida Abelardo Bueno, a ponte representa importante estrutura do traçado do BRT Transcarioca, e foi projetado junto ao plano de mobilidade da cidade do Rio, desenvolvido em decorrência do evento Copa do Mundo e das Olimpíadas de 2016.
A ponte estaiada teve custo aproximado de 120 milhões, dentro do orçamento do corredor expresso Transcarioca, que totaliza R$ 1,7 bilhão, sendo cerca de R$ 1,1 bilhão recurso do Governo Federal. É uma das obras de arte da Transcarioca, possuindo mastros medem 48 metros de altura, além de possuir 56 cabos que sustentam o vão central. Ela nada mais é do que uma via que permite que se tenha um vão maior, com menos pilares. Isso significa maior fluidez e melhora na dinâmica das águas que passam sob a ponte, causando menos impacto sob o ponto de vista ambiental. Trata-se de uma das maiores pontes do Brasil.
Ela foi construída em pouco mais de dois anos e conta com com quatro faixas de trânsito, sendo duas para o trânsito normal e duas exclusivas para o BRT Transcarioca, todas no sentido Linha Amarela para Avenida das Américas. Com isso, elimina-se o cruzamento entre as avenidas Ayrton Senna e Abelardo Bueno, eliminando também a necessidade de um sinal no local. Além disso, o trecho possui sinalização vertical e horizontal. Para orientação dos motoristas, foram instalados três painéis de mensagens variáveis e contam ainda com 15 operadores da CET-Rio.
Debaixo dela, nasce também uma alça de aproximadamente 700 metros, que vai permitir que os motoristas que trafegam no sentido Linha Amarela-Barra cheguem aos fundos do Shopping Via Parque e no condomínio Península sem necessidade de retornarem em frente ao Hospital Barra D´Or. A obra se propôs a resolver um dos grandes gargalos do trânsito na região e certamente melhorou. Além da nova alça, foram construídas três passarelas metálicas para pedestres ao longo da Ayrton Senna, que vai permitir que a via fique sem sinais, facilitando a operação da Transcarioca e melhorando o fluxo de trânsito..
O sistema reduziu em mais de 60% o tempo gasto no trajeto entre a Barra e a Ilha do Governador, permitindo também a integração aos outros modais (trem, metrô e ciclovias) ao longo da via. Estima-se que 320 mil pessoas passem a usar o BRT Transcarioca diariamente. No trecho há também uma segunda ponte estaiada, esta sobre a Baía de Guanabara (ligando o Fundão à Ilha do Governador), esta exclusiva para o BRT e paralela à ponte de acesso da Ilha do Governador, mas esse assunto é para outro Blog.
Até a próxima,
Amo vocês,
Marcel Peixoto.
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