Translate

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

POST 271/2014 - DA CRIAÇÃO AO FRANGO ASSADO DE DOMINGO

28 de setembro de 2014

Olá... Almoço de domingo é dia e que?  Quem respondeu "frango assado" acertou.  Não sei exatamente como isso começou, talvez com a vinda de D. João VI para o Brasil, sem dúvida  o maior comedor de frango assado da história, mas o certo é que o costume pegou e as famílias brasileiras transformaram o frango assado no principal prato do almoço de domingo.

E na minha casa não foi diferente, desde de criança fui acostumado a sentarmos a mesa no domingo, comemos um bom frango assado e conversarmos sobre a vida. E apesar das transformações que vivemos, ainda cultivamos algumas das tradições, como essa.  Sendo assim, fiz a foto do Frango deste domingo, para ilustrar o Blog.  Posso garantir que o sabor ficou bem melhor que a foto... rsrsrs.

No contexto culinário, o termo frango remete a qualquer prato preparado com a carne de aves como as galinhas. No entanto, o que se chama genericamente de frango pode ainda mais três classificações distintas além do frango em si: o galeto, o frango caipira e o frango capão. 

Existe  uma forte indústria por trás deste da produção deste alimento. O frango de granja ou frango de corte é aquele destinado ao consumo de sua carne, sendo assim, seu manejo e criação é completamente diferente das galinhas poedeiras, tendo suas próprias particularidades, sobretudo no que diz respeito à manutenção. Um importante cuidado no manejo dos animais e com relação a alimentação para galinhas que será fornecida, sendo que deve-se dar a comida de acordo com as fases da vida dos frangos. O ideal é que o frango seja criado desde a fase inicial, ou seja, desde a etapa de pintinho. Da mesma forma, cada etapa traz seus cuidados próprios importantes para manter a saúde e qualidade dos frangos.

Um dos cuidados mais importantes que deve ser tomado com os pintinhos, que é a fase da vida do frango que dura, em geral, do nascimento até a quarta semana de vida, é com a temperatura do local aonde os animais irão ficar. Isso porque os pintinhos de frango de granja não têm um sistema termo-regulador ativo, sofrendo muito com mudanças bruscas de temperatura, sobretudo com o frio. Assim, o criador deve manter fontes de calor para aquecer suas aves, observando sempre uma distribuição uniforme, de modo a evitar superaquecer uma parte de sua criação e deixar a outra carente de calor. Nesse sentido, as correntes de ar geladas também devem ser evitadas através do uso de cortinas ou outros mecanismos de bloqueio. Essa vulnerabilidade do pintinho estende-se até sua primeira troca de penas, que pode ocorrer entre seu 21º e 28º dia de vida.

Evidentemente, a fase inicial de criação do frango de granja também é crucial para seu crescimento saudável em todas outras fases. Assim, a nutrição dos pintinhos é um fator-chave para a produção, portanto é preciso disponibilizar a quantidade certa de ração às aves, calculada de acordo com a quantidade e espécie dos pintinhos. Deve-se ter atenção a todos os nutrientes presentes na ração, em especial às proteínas, importantes para seu crescimento. A hidratação dos animais também vai influenciar seu consumo de alimentos, por isso os pintinhos devem sempre ter água disponível, limpa e fresca, em bebedouros de fácil acesso.

Na realidade, a fase de crescimento é definida em relação à época de abate, que varia enormemente de acordo com a raça do frango e o próprio manejo da granja. Assim, a fase de crescimento do frango de granja ocorre até cerca de uma semana antes do abate. Como trata-se de um frango produzido para abate, e que portanto deve ganhar peso, uma atenção redobrada deve ser dada à alimentação. Todavia, isso não significa que deve ser oferecido alimento em excesso à ave, pois as aves acabam desperdiçando muita comida. Pelo contrário, o alimento deve ser cuidadosamente manejado de acordo com as recomendações de um técnico, lembrando que tanto a ração quanto a água devem ser colocados na altura do dorso do animal, o que facilita o consumo, ingestão e ajuda na digestão do animal.

Um ponto bastante importante é que toda a comida deve conter coccidiostáticos, medicamentos que previnem doenças graves como a Coccodiose, que pode matar o frango de granja. Em relação ao abrigo dos animais, vale lembrar que nessa fase as aves sofrem muito mais com o calor do que com o frio, e portanto devem ser mantidas na sombra e em locais frescos.


Enfim, antes do franquinho chegar a nossa mesa, há todo um cuidado empregado na sua criação...
Até a próxima,
                         Amo vocês,
                                            Marcel Peixoto.



Nenhum comentário: