Translate

terça-feira, 21 de outubro de 2014

POST 281/2014 - A LUA DE SANGUE

08 de agosto de 2014

Olá... Esta é uma quarta-feira muito especial, pois teremos no céu a Lua de Sangue. Para não perder esse momento especial, me preparei e fiz a foto acima para o Blog de hoje, da cozinha do meu apartamento, onde podemos ver a Lua com uma tonalidade bastante distinta da que acostumamos a ver todos os dias.

O Eclipse Lunar Total, que também é chamado de Lua de Sangue, será o último do ano de 2014 e infelizmente não teremos a oportunidade de vislumbrar esse belíssimo espetáculo nos céus. Apenas em algumas partes do Brasil ele poderá ser visto na fase penumbral e será praticamente imperceptível, a olho nu. 

Especificamente esta "Lua de Sangue" acontecerá principalmente sobre o Oceano Pacífico e só será visível em algumas partes do mundo, como no leste da Austrália, Nova Zelândia, leste da Ásia, Japão, Hawaii e oeste dos Estados Unidos, contudo mesmo aqui notamos a diferente coloração da Lua.

Pelo horário de Brasília, o Eclipse Lunar Total do dia 08 de outubro iniciou-se às 05h 16 minutos e seu momento máximo começou  às 07h e 55 minutos. O fim do evento se deu às 10h e 34 minuots. O Eclipse Lunar Total do dia 08 de outubro só será visível por completo na parte mais clara do mapa abaixo, enquanto que na parte mais escura será impossível avistá-lo
Créditos: NASA

Um Eclipse Lunar ocorre quando a Terra passa praticamente entre a Lua e o Sol. Como a órbita da Lua é ligeiramente inclinada em relação a trajetória do Sol no céu, a Lua quase sempre passa acima ou abaixo da sombra projetada pela Terra, e não acontecem eclipses.

Em alguns casos, a Lua passa pela penumbra dessa sombra, o que chamamos de Eclipse Lunar Penumbral, quando a Lua ganha um tom levemente sombreado, algumas vezes imperceptível para as pessoas.

Às vezes a Lua passa um pouco pela sombra central, que chamamos de Eclipse Lunar Parcial. Porém, o mais raro de todos é o famoso Eclipse Lunar Total, que erroneamente é chamado de Lua de Sangue, afinal, a Lua só ganha uma coloração vermelha em alguns casos imprevisíveis, portanto, não podemos chamar um eclipse que ainda vai acontecer de Lua de Sangue, a não ser que já tenha acontecido e sua cor realmente tenha sido de sangue.

Eclipse Lunar Total do dia 08 de outubro de 2014
 Créditos: Solar System Scope.
Acima vemos a simulação da posição real dos astros no momento do Eclipse Lunar Total do dia 08 de outubro de 2014. Veja que o planeta Urano estará na mesma direção da Lua no momento do Eclipse.

Um Eclipse Lunar Total já é um evento raro por si só, porém, o que torna esse Eclipse Lunar do dia 08 de outubro ainda mais raro é o fato de pertencer a uma tétrade de eclipses lunares. São quatro Eclipses Lunares Totais seguidos (comumente chamados de quatro Luas de Sangue). A última vez que uma série de eclipses lunares totais aconteceram em sequência foi em 2003 e 2004, e só ocorrerão mais sete desses no século atual.

O primeiro eclipse dessa tétrade aconteceu no dia 15 de abril de 2014, o segundo acontece agora, no dia 08 de outubro de 2014. Os outros dois eclipses lunares totais acontecerão em 2015, nos dias 04 de abril e 28 de setembro.

Vamos torcer para em 2015 seja visível aqui no Brasil, para que possamos realmente assistir a mais esse espetáculo do universo.  

Até a próxima,
                        Amo vocês,
                                            Marcel Peixoto.


Nenhum comentário: