11 de outubro de 2014
Olá... Um sábado rural em minha vida, sempre buscando estar em contato com a natureza, visitei uma horta com plantações de diversos tipos, mas uma especialmente me chamou a atenção, pois eu nunca antes havia visto uma berinjela na natureza. Uma planta, aparentemente frágil, sustenta um fruto tão pesado, muito interessante. Então, acabei fazendo a foto acima, ilustrando o Blog de hoje.
A berinjela (grafia mais aceita no Brasil - beringela é utilizada em Portugal) é um fruto de uma espécie de planta perene cujo nome botânico é Solanum melongena. Esta espécie é nativa do Sudeste da Ásia e pertencente à família solanaceae, da qual fazem parte mais de mil espécies entre elas as batatas, os tomates e os pimentões.
A Solanum melogena é uma espécie de planta anual, arbustiva, de pequeno porte (cresce numa faixa de 40 a 200 centímetros de altura) e possui folhas grandes e verdes. Seu caule é semilenhoso, espinhento e ramificado (geralmente encontrado nas colorações verde e arroxeada) e suas flores são hermafroditas, violáceas, em formato de estrela. As pétalas das flores são encontradas em tons de roxo, rosa e até mesmo branco. Já os estames (órgão masculino das plantas que produzem flores: gimnospermas e angiospermas são amarelos.
O fruto, que é a parte mais consumida da planta, é carnoso, recoberto por uma fina casca lisa e brilhante, encontrados em uma variedade de cores (roxo, preto, rosa, branco ou verde). No interior do fruto nota-se uma polpa branca, esverdeada ou pardacenta, com uma textura esponjosa e levemente amarga. As sementes são macias e brancas. A planta de berinjela é adaptada a climas quentes e suporta perfeitamente altas temperaturas. Por isso é cultivada em várias regiões tropicais e subtropicais do mundo.
A China é o maior produtor de berinjela e representa mais de 50% da produção mundial. Já a Índia esta em segundo lugar e representa mais de 20%.
Para que a berinjela se desenvolva corretamente necessita de um solo bem drenado, do tipo arenoso, rico em matéria orgânica e cujo Ph esteja em torno de 6,0 a 6,5. A berinjela é extremamente sensível a geadas e propaga-se por sementes.
A berinjela é um alimento muito apreciado por conter baixas calorias (cerca de 17 kcal por 100g) e por ser fonte de alguns nutrientes. Ela é rica em ferro, fósforo, cálcio, potássio, magnésio, proteínas e contém quantidades significativas de vitamina A, B1, B2, B5, C e alcalóides. Além disto, é conhecida por ser um alimento com poderosas propriedades medicinais. A berinjela é eficaz no tratamento do colesterol alto no sangue, ajuda a prevenir a formação de radicais livres, indicada em várias doenças (diabetes, gota, reumatismo, artrite, obesidade, hipertensão, inflamações da pele), possui propriedades laxativa, digestiva e diurética.
Vale ressaltar que também é encontrado na berinjela nicotina (0,01mg por 100g). No entanto, a quantidade de nicotina encontrada na berinjela não está nem perto da concentração encontrada nos cigarros ou outros produtos do tabaco, não oferecendo perigo a saúde.
Segundo alguns historiadores, seu cultivo começou como planta ornamental, na Índia, há cerca de 4.000 anos, tendo chegado à Europa no século XIII através dos árabes da Península Ibérica, que eram e são grandes apreciadores desse fruto.
A alimentação natural é, e sempre será, a mais saudável.
Até a próxima,
Amo vocês,
Marcel Peixoto
Nenhum comentário:
Postar um comentário