Translate

sábado, 4 de outubro de 2014

POST 268/2014 - YAKULT E SEUS LACTOBACILOS VIVOS

25 de setembro de 2014

Olá... Eu sou do tempo em que a Yakult vendia, seu iogurte com lactobacilos vivos, de porta em porta.   Era uma expectativa... Quando a moça do Yakult passava e meu pai comprava para mim era uma festa... Era meio azedinho mas eu gostava...  Com o passar do tempo, deixei de ver este comércio de rua e acabei por me afastar do Yakult, simente voltando a lembrar dele quando fui pai.

Para minha surpresa, nesta quinta-feira, retornando ao escritório após o almoço, me deparei com uma vendedora da Yakult, uniformizada e com a famosa carrocinha...  E com o celular fiz a foto da semana para o Blog, de forma a poder falar um pouquinho deste produto que está na munha vida a mais de 40 anos..

Yakult é uma empresa multi nacional japonesa de produtos alimentícios. Seu principal produto é o leite fermentado, muito consumido em todo mundo. O nome "Yakult" deriva de "Jahurto", que significa iogurte em Esperanto. O nome também faz alusão a uma tribo que vivia na região da Sibéria, na Russia, e chamavam-se "Yakutes" sendo que a principal bebida consumida por este povo consistia em leite de égua fermentado.

Em 1925, o Japão apresentava alto índice de mortalidade infantil por infecções gastro-intestinais. Inconformado com isso, o Dr. Minoru Shirota  iniciou seus estudos sobre lactobacilos intestinais, com o objetivo de usá-los em prol da medicina preventiva. Nesta época, a medicina preocupava-se mais com o tratamento do que com a prevenção das doenças. Praticamente inexistiam pesquisas sobre microrganismos úteis ao intestino.

Após anos de contínuas pesquisas, o Dr. Shirota selecionou uma espécie de lactobacilo, resistente à acidez do estômago e que, ao se manter vivo no intestino, inibe a proliferação de bactérias intestinais nocivas. Dessa forma, promove o equilíbrio da microbiota intestinal. Esses microrganismos revolucionaram todos os conceitos da área de saúde e foram denominados Lactobacillus casei Shirota.

Em 1930 foi lançado o  leite fermentado Yakult,  alimento à base de leite desnatado e fermentado com os Lactobacillus casei Shirota. Para que o produto estivesse facilmente disponível para o maior número de pessoas foi adotado o sistema de entrega domiciliar. Assim, o Leite Fermentado Yakult tornou-se um dos alimentos mais consumidos no século 20.

Em 1938, Yakult foi registrado como marca. No ano de 1955 é estabelecido o instituto de pesquisa na cidade de Quioto. Em 1963,  com o objetivo de dar continuidade ao trabalho iniciado pelo Dr. Minoru Shirota, a distribuição do Leite Fermentado Yakult no Japão passou a contar com as “Yakult Ladies”. No ano seguinte, iniciam-se as atividades internacionais da Yakult, em Taiwan. Em 1966 o produto passou a ser produzido no Brasil. Desde então, a empresa tem se expandido com sucesso na Ásia, América, Europa e Oceania.  

Atravessou fronteiras desenvolvendo atividades adequadas às necessidades de cada país e conquistou o respeito de cada consumidor. Em 1968  o produto passou a ser vendido em potes de plástico. Nas décadas seguintes, a empresa lança inúmeros produtos, sempre mantendo Yakult como carro-chefe. Assim, o Leite Fermentado Yakult tornou-se um dos alimentos mais consumidos no século XX. Na década de 90 a marca começou sua grande e rápida expansão pelo continente europeu, ingressando primeiramente no mercado holandês em 1994.  Entre 1995 e 1997  o produto foi introduzido com sucesso na Bélgica, Luxemburgo, Alemanha e Inglaterra. Em 2000  foi a vez do mercado francês receber o produto.

Atualmente a marca está presente em países como Brasil, França, Alemanha, Países Baixos, Reino Unido, Luxemburgo, Bélgica, Espanha, Estados Unidos, Austrália, México, Argentina, Uruguai, Cingapura, Coréia do Sul, Filipinas, Hong Kong, Indonésia, Tailândia, Taiwan e Taiti, sendo consumida por 25 milhões de pessoas. Existem no Japão, hoje em dia, cerca de 53 mil Yakult Ladies, que entregam o produto direto aos consumidores, além de provê-los com informações e dicas de saúde.

Há consenso entre os cientistas de que os alimentos com probióticos são compostos de um número suficiente de microrganismos vivos capazes de sobreviver ao trânsito gastrointestinal e chegar em grande quantidade ao intestino, onde exercem um efeito protetor no corpo humano. Os probióticos auxiliam na diminuição dos riscos de doenças, em especial as infecciosas, porque controlam o crescimento das bactérias nocivas e promovem a estabilização do ambiente intestinal.

Só um produto de qualidade sobrevive a tantos anos...

Até a próxima,
                       Amo vocês,
                                           Marcel Peixoto

Nenhum comentário: