Translate

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

POST 059/2014 - APÓS 100 ANOS, A SOLIDÃO




Olá... Os amigos iguaçuanos que acompanham o Blog, certamente são saudosos, como eu, dos bons tempos do Esporte Clube Iguaçu.   Várias gerações das famílias da cidades vivenciaram e conviveram entre si nas dependências do clube. Grandes bailes de Carnaval foram realizados no salão do clube e as disputas por uma mesa nestas ocasiões eram acirradas.

O clube foi fundado em 17 de novembro de 1912 e durante muito tempo foi um orgulho para a sociedade iguaçuana. Me lembro muito bem, os bailes dos anos 80, que reuniam muitos adolescentes assim como eu, além disso os grandes shows como Gilberto Gil, Alceu Valença, Amelinha e Zé Ramalho, entre outros. Nos dias ensolarados e quentes na cidade, tínhamos uma bela piscina semi-olímpica para relaxarmos (25 m), além de outras diversões, como sinuca, totó e xadrez.

Um dos clubes mais antigos do Estado do Rio, o Iguaçu se destacou também no futebol e mais recentemente no futebol de salão, disputando campeonatos estaduais e se sagrando campeão no anos 2000 nas categorias sub-17 e sub-20. Além das competições de natação que eram promovidas na piscina do clube. Mas foi justamente a partir desta administração que a queda do clube começou a ser decretada.

A morte por afogamento de um menino na piscina do clube deu início a um longo processo movido pela família da criança. No segundo semestre de 2011 a sede do Esporte Clube Iguaçu, avaliada em R$ 30 milhões, foi estranhamente leiloada por apenas  R$ 2,40 milhões. Quem arrematou o espaço foi a empresa Embrapar Empreendimentos e Participações. O leilão deixa sócios e apaixonados pelo clube apreensivos. Muitos perguntam qual será o futuro do Iguaçu. Os novos proprietários já começaram a demolição em algumas áreas..

Há uma forte especulação de que o local se tornará um Shopping Center, mas ainda não há nada de concreto. O certo é que é uma grande pena ver um clube de tanta tradição ter um fim tão triste, tão trágico, tão inglório e pior tão misterioso.

A foto, feita agora pela manhã, demonstra o estado de abandono que o clube se encontra, tá feio. Nos resta apenas aguardar e torcer para que aconteça, o mais rapidamente possível, o melhor para a cidade, pois o mesmo está localizado no coração de Nova Iguaçu.

Até a próxima,
                      Amo vocês, 
                                         Marcos Marcel



Nenhum comentário: