Olá... Uma fruta tão presente na vida dos brasileiros não poderia deixar de também habitar o nosso Blog. A foto acima foi tirada hoje (22/02/2014) em um sitio em Paracambi. A fruta ainda verde se confunde com as folhagens, mas promete em belo cacho.
A banana tem a sua origem no sudeste asiático, mais especificamente em Nova Guiné e depois na Malásia, Indonésia e Filipinas. É uma das frutas mais nutritivas existem. Duas bananas grandes fornecem 1g de potássio, dose diária que satisfaz as necessidades deste mineral em um adulto. Além disto, contribuem para evitar a hipertensão e para manter o coração saudável.
São reconhecidos quatro tipos principais de variedades de banana: a banana-prata, a banana-maça (menor e arredondada), a banana-caturra (também conhecida como banana-d'água ou cavendish) e a banana-da-terra. Diversos tipos de banana são consumidos in natura, como a maçã, a ouro, a prata e a nanica – que, na verdade, é grande (o nome decorre da baixa altura da planta em que nasce).
A banana é o segundo fruto mais produzido e consumido no Brasil, tanto como sobremesa como acompanhamento nas refeições, ainda que ocupe apenas 0,87 por cento do total das despesas de alimentação dos brasileiros em geral (surge daí a expressão "a preço de banana" para referir que algo é pouco dispendioso). A maior parte da produção provém do Nordeste do país, onde é produzido 34% do volume total nacional, seguido das Regiões Norte (26%), Sudeste (24%), Sul (10%) e Centro-Oeste (6%). Ao todo, a área plantada é de cerca de 520 000 hectares. Em termos gerais, ainda que as condições naturais permitam uma produção de alta qualidade, é corrente afirmar que existe baixa eficiência na produção e no manejo pós-colheita.
O maior produtor de bananas no mundo é a Índia (20%), seguido por Uganda (8%), China (7%), Filipinas (6%), Equador (6%) e finalmente o Brasil (5%) ocupando a 6ª colocação, segundo estatística de 2011.
Custo a crer que no mundo, assim como no Brasil se consuma mais maças que bananas, mas não posso ser contra as estatísticas, entretanto posso afirmar seguramente que na minha casa o maior consumo é de bananas.
Até a próxima,
Amo vocês,
Marcel Peixoto
Nenhum comentário:
Postar um comentário