Translate

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

POST 056/2014 - MEU PAI ADORARIA ESSE CAFÉ


Olá...  Na vida temos observado uma evolução em tudo a nossa volta em todos os setores.  As vezes fico imaginando se o meu pai, que é falecido a 26 anos, por um milagre retornasse a vida hoje, ele certamente teria muita dificuldade em se adaptar aos dias atuais, com todas as inovações que foram surgindo gradativamente e entrando em nossas vidas. 

O café pode ser um exemplo disso... Quando comecei a namorar,  meu pai brincava que só permitiria o casamento quando minha namorada soubesse fazer um bom café, ela já dizia que faria sim,  mas numa cafeteira elétrica (que já era uma inovação).  Ele evidentemente preferia o café feito a moda antiga, no coador de pano... Para os mais jovens, antes fervia-se a água em uma chaleira,  colocava-se o pó de café dentro o tal coador de pano e depois fazia a água fervendo passar pelo coador, obtendo-s assim um café bem fresquinho, que normalmente era armazenado em uma garrafa térmica, para uso durante algumas horas.


A história do café é bem interessante, e vem do século IX, sendo o mesmo originário da Etiópia.  Se difundiu para o mundo através do Egito e da Europa. Uma lenda conta que um pastor chamado Kaldi observou que seus carneiros ficavam mais espertos ao comer as folhas e frutos do cafeeiro. Ele experimentou os frutos e sentiu maior vivacidade. Um monge da região, informado sobre o fato, começou a utilizar uma infusão de frutos para resistir ao sono enquanto orava. Parece que as tribos africanas, que conheciam o café desde a Antiguidade. moíam seus grãos e faziam uma pasta utilizada para alimentar os animais e aumentar as forças dos guerreiros. 


Em alguns períodos da década de 1980, o café era a segunda mercadoria mais negociada no mundo por valor monetário, atrás apenas do petróleo.  Este dado estatístico ainda é amplamente citado, mas tem sido impreciso por cerca de duas décadas, devido à queda do preço do café durante a crise do produto na década de 1990, reduzindo o valor total de suas exportações. Em 2003, o café foi o sétimo produto agrícola de exportação mais importante em termos de valor, atrás de culturas como trigo, milho e soja. Minas Gerais é o estado com maior produção de café do Brasil.

Mas como tudo evolui, hoje se pode tomar um café de alta qualidade em sua própria residência com uso da tecnologia.  O café vem dentro cápsulas produzidas para resguardar o sabor e a máquina possui um sistema de furação da mesma através de agulhas, sendo a água bombeada, percorrendo o espaço e reitrando todos os aromas do café, sem falar da diversidade de sabores que podemos escolher.  A cafeteira da foto, ganhei de minha esposa e filha no dia dos pais, e resolvi fotografá-la para o Blog.

Meu pai certamente adoraria essa evolução... E hoje (25/02) estou muito nostálgico, pois se ele ainda estivesse conosco estaria completando 85 anos de idade, mas quis Deus que ele fosse antes...
.                                        
Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                        Marcel Peixoto                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            

Nenhum comentário: