Translate

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

POST 038/2014 - VOANDO VARIG



Olá... Quem de vocês chegou a viajar pela Varig? Como saudosista que sou, rendo aqui uma singela homenagem a esta companhia que, em seu tempo áureo, dominou os céus de nosso Brasil de Norte a Sul. 

Naquela época as viagens tinham um charme que se perdeu com o tempo e com a necessidade preminente de se reduzir os custos. As comissárias (eram só mulheres) eram tão belas que mais pareciam modelos, você tinha a possibilidade de tomar um drink e ainda, dependendo do horário do voo, você almoçava ou jantava no avião, com a possibilidade de escolher um cardápio alternativo.

A VARIG foi a primeira companhia aérea do Brasil.  Foi fundada em 7 de maio de 1927 na cidade de Porto Alegre sob o nome Viação Aérea Rio Grandense pelo alemão Otto Ernst Meyer. Entre as décadas de 1950 e 1970, a Varig era uma das maiores e mais conhecidas companhias aéreas privadas do mundo, concorrendo até mesmo com a inigualável PanAm. A empresa era conhecida pelo seu requintado serviço de bordo em todas as três classes. Nessa época a Varig operava rotas internacionais para as Américas, Europa, África e Ásia, no início com os Lokcheed Constellation e Douglas DC-6, mais tarde com os Boeing 707 e Sud Aviation Cravelle, e por fim com os Douglas DC-10 e Boeing 747.

E foi justamente em um DC-10 que fiz a minha viagem mais longa, num voo Rio-Miami em 1997 com muito conforto para todos os 380 passageiros a bordo. Mas foi num voo doméstico em 2002, quando a companhia estava comemorando seus 75 anos que fundação, que tive a minha afeição extremada pela Varig. Em dado momento do voo, a comissária anunciou que em função da data comemorativa faria um sorteio de um brinde e falou: "Queria se identificar o passageiro sentado na cadeira F-15"... Nem preciso dizer que era eu, recebi uma caixinha muito bonita e dentro encontrei a réplica de um avião (Boeing) da empresa. Réplica essa que fotografei hoje, para apresentar aqui no Blog.

Infelizmente ela já não voa mais, mas os antigos certamente vão lembrar sempre do jingle de Natal do seu comercial: "Estrela brasileira, no céu azul, iluminando de Norte a Sul, mensagem de amor e paz, nasceu Jesus chegou o Natal, Papai Noel voando a jato pelo céu, trazendo um Natal de felicidades e um Ano Novo cheio de prosperidade, Varig, Varig, Varig".

Até a próxima,
                        Amo vocês,
                                          Marcel Peixoto

Nenhum comentário: