Olá... Nesse verão louco, onde as temperaturas estão superando os 40°C, fica difícil até pensar em comida, tipo arroz e feijão, etc... Está aberta a temporada das frutas. E dentre tantas frutas presentes nos nossos pomares, destaco hoje a Ameixa (acho que estou fascinado pelo vermelho).
A ameixa pode ser encontrada na cor roxa escura, vermelha e amarela (que seca fica preta), e é mais abundante nos meses de janeiro e fevereiro. Além de seu uso culinário, na preparação de conserva, geleia e doces, ela também possui propriedades medicinais. Por ser rica em fibras (especialmente pectina), ela tem efeitos laxativos, sendo muito recomendada contra a prisão de ventre obstinada.
As ameixas certamente fazem parte de uma dieta saudável. Super-poderosas, elas possuem várias substâncias necessárias ao corpo humano como cálcio, carboidratos, magnésio, sódio, ferro, potássio e vitaminas, principalmente para os malhadores de plantão. Outra vantagem desta fruta é seu baixo teor calórico.
Outro importante uso medicinal apontada por médicos é contra as enfermidades causadas pelos ácidos e associadas às hiperlipidemias, principalmente pelo ácido úrico, tais como o reumatismo, a artrite. A ameixa fresca é indicada para pessoas que sofrem de hemorróidas e a hipocondria.
As ameixas também possuem ação diurética sendo recomendada contra as afecções de caráter inflamatório das vias urinárias. É, ainda, "desobstruente" do fígado, "depurativa" do sangue e "desintoxicante" do aparelho digestivo, pelo que se emprega com êxito nas afecções febris do estômago e do intestino. Ela também é indicada no tratamento das afecções das vias respiratórias como anginas e catarros.
Nossa se o vendedor de frutas descobrir o quanto essa frutinha é boa, vai nos cobrar o dobro que pagamos....
Amo vocês,
Marcel Peixoto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário