Olá... Saí agora a noite para comprar um lanche e comecei observar como há "comidas de rua" hoje em dia. Antes as barraquinhas eram apenas de cachorro-quente, que já eram famosas antes mesmo do "Hot Dog do Félix". Depois surgiram os hamburguers, batatas fritas e outras iguarias, até os yakisobas, como o da barraquinha da foto.
O que me chamou a atenção na barraca em questão, é a sua ornamentação, que se esforça para captar a atenção do transeunte, tentando seduzi-lo, com seu toque oriental, a experimentar o seu principal prato que é o Yakisoba. A minha sedução foi visual e captei a imagem, mas não experimentei o prato.
O Yakisoba (焼きそば), é um prato de origem chinesa que significa, ao pé da letra, macarrão de sobá frito. É um prato internacionalmente conhecido. composto por legumes e verduras, que podem ou não ser fritos, juntamente com o macarrão do tipo lámen e aos quais se agrega algum tipo de carne, ou até mesmo frutos do mar, em algumas variações.
A chegada do yakisoba ao Brasil aconteceu na primeira imigração japonesa em 1908, oriundos da ilha de Okinawa, foram levados para o Mato Grosso do Sul, se instalando na capital Campo Grande, que podemos por essa razão elegermos como a capital do yakisoba no Brasil. Depois com a imigração tomando o rumo de São Paulo, o prato típico foi junto, tornando-se tão conhecido como nosso arroz e feijão.
Incrível como um prato chinês, também faz parte da culinária japonesa. E esse fato é muito importante, porque do contrário várias pessoas que conheço teriam sérios problemas. Tenho certeza que vocês conhecem muitas pessoas que vão a um restaurante japonês e comem somente yakisoba. Com tantas delícias japonesas, comer só yakisoba é quase uma heresia, mas cada um com o seu cada um...
Amo vocês,
Marcel Peixoto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário