Olá... Hoje (20/02), em função de meu trabalho, percorri mais de 700 Km em direção ao Norte do Estado do Rio e Zona da Mata de Minas Gerais. Passei por várias cidades, mas especialmente em Campos dos Goytacazes (RJ), Itaperuna (RJ) e Muriaé (MG). A foto acima foi feita em Itaperuna, de dentro do carro, ao passar em frente a igreja.
Na verdade quanto fiz a foto não sabia que a igreja se tratava da Paróquia de São José do Avahy. Em 1887 foi erguida neste lugar a capela denominada "Igrejinha de Minha Terra". Mas somente Em 1891, quando o Pe. Miguel Ângelo Cetrangulo requereu à Câmara Municipal, que fossem doados ao patrimônio da Igreja, vinte metros de terreno de cada lado da mesma, esta Vila foi elevada à categoria de Freguesia Eclesiástica. Solicitação esta aprovada pela Casa.
Em dezembro de 1926, a Capela foi elevada à Igreja Matriz. Com o passar do tempo nossa Igrejinha já ficava pequena para a comunidade, e os padres que por aqui passaram, junto com os fiéis, deram início a obra de uma igreja maior. A construção começou por fora, sem desmanchar a primeira. Em 1947 o padre junto com a comunidade, através de quermesses, bingos, leilões e até do concurso de beleza infantil, deu a obra um impulso e a Matriz São José do Avahy foi construída.
A imagem de São José foi trazida para nossa Matriz no dia 10 de dezembro de 1955. A Bênção Solene da nova Matriz foi dada pelo então Bispo Dom Antônio de Castro Mayer em 1º de maio de 1959. As festas do Padroeiro também eram muito concorridas, com grandes programações e sempre comemoradas no dia 1º de maio.
Essa é a primeira foto de igrejas que apresento no Blog e revelo à vocês que tenho um enorme prazer em fotografá-las. Quem sabe isso não se torna um novo projeto em minha trajetória. A propósito, até agora não descobri o porque do Avahy, quem souber pode contribuir com um comentário. Grato.
Até mais,
Amo vocês,
Marcel Peixoto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário