Olá... Mais uma vez o Rio de Janeiro está em voga com a chegada do Carnaval e para brindar esse momento, resolvi fotografar essa réplica do Cristo Redentor que na minha opinião consegue perfeitamente resumir o momento que estamos vivendo.
O Redentor é a cidade do Rio e o colorido é o próprio Carnaval. Esta síntese nos faz imaginar que o Cristo Redentor já está fantasiado e que a qualquer momento descerá para brincar o Carnaval com os foliões e receber os turistas, sempre de braços abertos e com um largo sorriso, como todo bom carioca...
Mas hoje não estou aqui para falar do símbolo maior de nossa cidade maravilhosa e sim do artista que produziu a escultura acima - Carlos Alberto Rezende Sobral. Sobral inciou-se com artista plástico nos idos dos anos 70, influenciado pelo movimento Hippie e utilizando couros, solas de pneus e metal corroído, para fazer bolsas, sandálias e bijuterias. Em 76, participando de uma feira de artesanato em Cabo Frio, conheceu artesões argentinos que utilizavam resina de poliéster em seus trabalhos. Desde então, adotou essa como a matéria prima de toda a sua arte.
Dois anos mais tarde, ele monta uma pequena fábrica em nossa cidade (Nova Iguaçu) e consegue aparecer pela primeira vez na mídia, via a extinta TV Tupi. Alguns anos mais tarde ele cria fábrica Mêmphis, ainda em Nova Iguaçu porém com uma estrutura mais complexa. A partir daí começa a expandir seus negócios, também para o exterior além de iniciar um processo de abertura de lojas em pontos estratégicos, primeiramente na cidade do Rio de Janeiro, e depois em Paris. As lojas dos aeroportos rapidamente tornam-se um ícone em bijuterias e objetos artísticos.
O sucesso o levou a ganhar o seu primeiro prêmio "Etòíle de Mode" já em 2004, primeiro de uma série. Em 2012, mudou a sua fábrica para outro município da baixada - Japeri, adquirindo o selo verde e tornando-se a primeira empresa verde do seu segmento. A propósito, a escultura acima foi adquirida na loja do Galeão.
Parabéns Sobral!!!
Até a próxima,
Amo vocês,
Marcel Peixoto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário