Olá... Ainda tentando colocar o Blog em dia... mas agora vai. Bem, imagino que todos já tenham visto este símbolo em algum lugar, em uma tatuagem, em uma revista ou até mesmo em um quadro em alguma parede. Para que não o conhece este é o símbolo do OM, um símbolo que personifica um Som, um Mantra, o qual é muito importante em algumas religiões orientais.
Uma compreensão profunda sobre este símbolo místico revela que é composto de três sílabas combinada em uma, não como uma mistura física mas como uma combinação química. Na verdade em Sânscrito a vogal 'o' é constitucionalmente um ditongo composto de a + u; por isso OM é representativamente escrito como AUM. Apropriadamente, o símbolo do AUM consiste de três curvas (curvas 1, 2 e 3), um semicírculo (curva 4) e um ponto.
A curva maior 1 simboliza o estado de vigília, neste estado a consciência é voltada para o interior através dos portões dos sentidos. O tamanho grande significa que este é o estado mais comum ('maioria') da consciência humana. A curva de cima 2 mostra o estado de sono profundo ou estado de inconsciência. Este é um estado onde quem dorme não deseja nada nem passa por nenhum sonho. A curva do meio 3 (que se localiza entre o sono profundo e o estado de vigília) significa o estado de sonho. Neste estado a consciência do indivíduo é voltado para o interior e o sonhador contempla uma visão encantadora do mundo atrás das pálpebras dos olhos.
Finalmente, o semi círculo 4 simboliza Maya e separa o ponto das outras três curvas. Deste modo, é a ilusão de Maya que nos previne da realização dos mais altos estados de bem-aventurança. O semi-círculo é aberto no topo e não toca o ponto. Isto significa que este estado mais alto não é afetado por Maya. Ela só afeta o fenômeno manifestado. Este efeito é quem previne o investigador de alcançar seu alvo final, a realização do Um, do onisciente, do não-manifesto, do princípio Absoluto. Desta maneira, a forma de OM representa tanto o não-manifesto e o manifesto, o númeno e o fenômeno.
O Simbolismo OM ou AUM representa para o povo Hindu o Som primordial do Universo, a unidade de todas as coisas, o UM, o Princípio, Meio e Fim absolutos que se perpetuam eternamente. O Divino que emana em cada Ser e que permeia toda a Natureza. No símbolo encontramos os cinco elementos do Universo – terra, fogo, ar, água e éter (matéria). A escolha deste símbolo reflete a Universalidade presente em todos os Seres, aquilo que nos conecta uns aos outros e nos torna UM.
Para mim, o OM significa a Paz interior....O silêncio que fala mais alto dentro de nós... É contemplação, é meditação, é a ligação com nosso Eu Superior, nosso Cristo interno. E além de tudo isso possuí uma beleza fascinante. E assim, me despeço por hoje: OOOOOOOOOOOOOOOOMMMMMMMMMMM.
Até a próxima,
Amo vocês,
Marcel Peixoto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário