Translate

domingo, 31 de agosto de 2014

POST 233/2014 - ÁGUA NA TORNEIRA, ATÉ QUANDO ESTE RECURSO ESTARÁ DISPONÍVEL?

21 de agosto de 2014

Olá... Um belo dia de sol no Rio nesta quinta-feira e meus pensamentos, influenciados pelas constantes notícias dos jornais, me fizeram refletir um pouco mais no que está acontecendo com a natureza. Tantos descasos do homem com a mesma, fez com que ela se tornar-se cada vez mais imprevisível. No fundo parece que ela está reagindo as atrocidades que o homem vem praticando contra ela.

Nós aqui no Brasil não temos os terremotos, os furações, tão pouco os tsunamis, mas a natureza tem castigado nosso solo, reduzindo drasticamente a quantidade de chuva. Nosso país possui um dos maiores reservatórios de água doce do planeta, representando 12% da água doce superficial no mundo e mesmo assim já começa a sentir os efeitos da falta de água em algumas regiões, pela drástica redução de chuvas que enfrentamos no último ano.

A escassez de água é um problema ambiental cujos impactos tendem a ser cada vez mais graves, caso o cuidado com os recursos hídricos não seja revisto pelos países. Atualmente, mais de um bilhão de pessoas já não têm acesso a água potável suficiente para suprir suas necessidades básicas diárias. Contudo, nunca se levou a sério no Brasil este fato, o qual é de conhecimento público há anos. Agindo de forma inconsequente e sem o planejamento devido, estados como São Paulo, sofre hoje a pior crise de abastecimento da história.

Principal fornecedor de água à população da Grande São Paulo, o Sistema Cantareira teve uma sequência de quedas no nível das suas represas. A rede, na sua totalidade, é responsável pelo abastecimento de 8,1 milhões de habitantes. Mesmo com a falta de chuva constante, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) rejeitou a possibilidade de racionamento e passou a resgatar, ainda em maio, o chamado "volume morto": reserva técnica situada abaixo das comportas e que nunca havia sido usada.

Mais de três meses depois, só se agrava a secura das torneiras dos paulistas. As medidas adotadas pela Sistema Cantareira já são equivalentes a uma situação de racionamento, com um rodízio de três dias sem água para cada 1,5 dia com abastecimento. Essa foi uma das alternativas adotadas para recuperar a rede e economizar água. Quem paga a conta, até agora, é o consumidor, que enfrenta a escassez de água e encabeça uma onda de reclamações.

O problema tem alguns pontos a ser destacados, o mais importante é a situação climática, já que a chuva entre o final de 2013 e início de 2014 foi 30% menor se levada em consideração uma série histórica de cem anos. O segundo corresponde ao costume dos consumidores que não se preocuparam em usar água conscientemente, pois o recurso sempre foi abundante. Em terceiro, está a falha no processo de alertar a situação aos moradores.

No momento, a única coisa que se tem a fazer é rezar para chover e reforçar a necessidade da população de economizar água. Paliativos são discutidos pelos governantes, mas se não houver uma reestruturação do sistema e uma maior conscientização de todos, o problema tende a se agravar e expandir para outras regiões do Brasil.  Para ilustrar o Blog, fiz uma foto de minha torneira com a água jorrando, ainda abundante, mas a pergunta que deixo no Blog é: Até quando teremos ela assim?

Pretendo voltar outras vezes a este assunto no Blog, pois o mesmo é de muita importância para nossas vidas.  Os estudiosos preveem que em breve a água será a causa principal de conflitos entre nações, imaginem o tamanho do problema?

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                        Marcel Peixoto..

Nenhum comentário: