Translate

terça-feira, 19 de agosto de 2014

POST 221/2014 - CIRCUITO DAS CERVEJAS

09 de agosto de 2014

Olá... Um sábado em São Lourenço, com um lindo dia de sol, faz bem até para a saúde de todos os corpos, físico, mental, emocional e espiritual... É como uma ducha de ânimo que recebemos diretamente dos céus... Na verdade eu sou meio suspeito para falar, pois eu amo este lugar e me sinto sempre muito a vontade por aqui... É como se eu estivesse em casa.

Não sei se é o clima, a beleza do parque, a simpatia das pessoas, realmente não sei explicar, mas realmente gosto do lugar. Frequento esta cidade há anos e não me canso de vir aqui, ainda bem que minha esposa nutri o mesmo sentimento, isso facilita muito. Nos últimos anos, vimos acompanhando o crescimento da cidade, suas transformações, suas novas construções, seu comércio e o incremento do potencial turístico da região. 

A cada visita,descobrimos alguma novidade, um novo restaurante de bom padrão, uma nova loja de souvenir, mas esse ano o destaque ficou por conta do Circuito das Cervejas. Uma aposta do jovem Leonardo, mineiro de Belo Horizonte, que viu na cidade um potencial para desenvolver a cultura cervejeira na região.

Para quem não sabe, o desenvolvimento da produção de cervejas artesanais no estado de Minas Gerais, rendeu a este estado o título de Bélgica brasileira. Atualmente, Minas produz milhões de litros por mês em cervejarias espalhadas por todo o território. Além de oferecer ao mercado cervejas prestigiadas, os mineiros também são responsáveis por trazer novidades legítimas no setor, tornando Minas Gerais o berço de grandes nomes da cervejaria artesanal no Brasil.

As produções artesanais locais já ganharam prêmios nacionais e internacionais. Em 2013, por exemplo, a Wäls Bohemia Pilsen, produzida na capital Belo Horizonte, ganhou o título de Cerveja do Ano no Festival Brasileiro da Cerveja de Blumenau, Santa Catarina. Lá fora, ela ganhou títulos no Superior Taste Award, da Bélgica, e no South Beer Cup, da Argentina.

Um grande diferencial das cervejas encontradas no estado é que, hoje, elas pararam de seguir ao pé da letra a tendência alemã. Um exemplo disso é que algumas já estão inserindo ingredientes brasileiros em sua fórmula com receitas criativas e originais. Dentre eles estão itens como o chocolate, açúcar mascavo, coentro, gengibre, raspas de laranja da terra e capim-limão. Algumas também são maturadas em barris de umburana, aqueles usados no envelhecimento de cachaça, para dar um aroma especial à bebida.

Pois bem, no Circuito das Cervejas em São Lourenço, tive a oportunidade de experimentar um pouquinho de tudo isso, além de desfrutar da agradável companhia do anfitrião Leonardo, que além das deliciosas cervejas, introduziu um cardápio de pequenas iguarias que nos fazem comer debaixo da mesa, como diria Ana Maria Braga. Os salsichões e o bacalhau desfiado (receita de sua sogra) foram muito apreciados por todos nós.

Um belo exemplo de empreendedorismo, que tem tudo para dar certo, pelo ambiente aprazível, pela qualidade de seus produtos e principalmente pela dedicação no atendimento e atenção dispensada a seus clientes. Ficamos aqui torcendo pelo sucesso do Circuito das Cervejas e aproveitamos para convidar a todos, que forem a São Lourenço, para conhecer o local.

Até a próxima,
                       Amo vocês,
                                          Marcel Peixoto.

Nenhum comentário: