Translate

domingo, 24 de agosto de 2014

POST 228/2014 - SUIRIRI - "UM PARENTE DO BEM-TE-VI"

16 de agosto de 2014

Olá... Um lindo dia de sábado. bom para descansar da correria da semana e estava eu relaxando em minha varanda, quando avistei, na antena de  uma casa de minha rua, um pássaro um pouco diferente.  A princípio, pensei ser um bem-te-vi, mas olhando com mais atenção, descobri que não era.  Resolvi então fazer a foto dele para o Blog de hoje e dividir este momento com vocês.


Feita a foto, fui pesquisar e descobri que se tratava de um Suiriri.   Eles são quase tão conhecidos como o bem-te-vi e são encontrados em todo o Brasil. Adaptam-se até aos maiores conglomerados urbanos, desde que haja alguma arborização. Pode ser visto no meio de São Paulo ou Rio de Janeiro, por exemplo. A população do sul do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai (parte) é completa ou parcialmente migratória. Seu nome popular, de origem onomatopeica, origina-se de sua vocalização “si-ri-ri”. 

Seu nome científico é Tyrannus Melancholicus, que vem do grego e significa tyrannos = tirano, agressivo; e melankholikos = melancólico. ⇒ (Ave) tirana melancólica ou (ave) agressiva melancólica.  Pesa 39 gramas e mede até 22 centímetros. Abaixo do cinza, as penas do alto da cabeça são quase vermelhas, uma característica visível só quando eriçam o topete em suas disputas territoriais. O canto mais emitido é uma forte risada aguda, responsável pelo nome comum.  Pode ser confundido com suiriri-de-garganta-branca (T. albogularis) e uma característica que pode facilmente distingui-lo do T. albogularis são os tons cinza “encardidos” invadindo o amarelo do peito.   Confesso que fiquei super em duvida.


A partir do poleiro, realiza um voo de poucos até dezenas de metros, em todas as direções, apanhando a presa no ar. Classicamente, retorna ao local de origem para consumi-la, muitas vezes batendo fortemente no galho para matar ou estonteá-la. Está em seu poleiro nas primeiras horas da manhã e muitas vezes permanece todo o dia, apesar do sol e calor. Além de insetos, alimenta-se de frutos, esses últimos muito consumidos por aves em migração. Aprecia muito os frutos do tapiá ou tanheiro.

Cantam freqüentemente do final madrugada ao início da noite, geralmente pousados em fios, antenas, mourões de cerca ou nos galhos mais altos das árvores, o que amplia seu campo de visão para a captura de insetos, defesa da prole, etc. Um fato interessante observado é que os indivíduos costumam escolher os mesmos horários e lugares para seus gorjeios, mesmo em diferentes épocas do ano.
É a natureza pertinho de nós, basta ter olhos para a mesma.

Até a próxima,
                       Amo vocês,
                                           Marcel Peixoto

Nenhum comentário: