Translate

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

POST 210/2014 - NOSSA SENHORA DESATADORA DO NÓS



Olá... Mas que nunca, lutando para colocar o Blog em dia. Quando me comprometi comigo mesmo em fazer o Blog e publicar diariamente uma foto com um comentário interessante, eu sabia que seria uma tarefa difícil... Já tive alguns atrasos, mas agora estou preocupado, pois estou com uma semana de defasagem e tenho que trabalhar muito para recuperar o tempo perdido. Me perdoe qualquer falha nos próximos dias.

E para conseguir a minha meta só mesmo rezando muito... rsrsrsrs. Brincadeiras a parte, resolvi trazer para o Blog de hoje uma santinha muito querida a qual eu tenho enorme devoção, e para ilustrá-lo fiz a foto da minha imagem onde sempre faço as minhas orações e pedidos.

Nossa Senhora Desatadora dos Nós é uma devoção que surgiu em 1700, na cidade de Ausburgo, na Alemanha. O artista alemão Johann Schmidtner, pintou a Virgem Maria inspirado na meditação feita por São Irineu, bispo de Lyon e mártir no ano 202, que, à luz do paralelismo escrito por São Paulo sobre Adão-Cristo, criou o de Eva-Maria, dizendo: “Eva, por sua desobediência, atou o nó da desgraça para o gênero humano; ao contrário, Maria, por sua obediência, o desatou!”

Este quadro, de 1,10 metros de largura por 1,82 metros de altura, foi então colocado na pequena igreja de São Peter am Perlack em Ausburgo na Alemanha e ali está até hoje nesta igreja que é cuidada pelos jesuítas locais. Ali foi onde tudo começou, fonte desta fé. A devoção à Maria Desatadora dos Nós, segue firma a mais de  300 anos!

Não se trata de uma aparição da Virgem Maria a alguém, como aconteceu em Lourdes ou em Fátima. Trata-se de uma devoção respeitada como tantas outras existentes na Igreja Católica, embora a Virgem Maria seja uma só. No quadro, Maria é representada como a Imaculada Conceição e encontra-se entre o céu e a terra.

Na imagem podemos identificar em sua cabeça 12 estrelas. Um dos anjos entrega-lhe uma faixa com nós grandes e pequenos, separados e juntos. Estes nós simbolizam o pecado original e nossos pecados cotidianos, que impedem da graça frutificar em nossas vidas. Um outro anjo recebe das mãos de Maria a fita que cai livremente com os nós desfeitos. Significa uma vida mergulhada em Deus e na sua misericórdia e o poder libertador das mãos de Maria.

No Brasil, foi erguido na cidade de Campinas, mais precisamente no bairro Jardim Santa Genebra, um santuário em homenagem a Santa, assim ela é invocada como aquela que nos ajuda a tirar todos os males de aflições que nos escravizam e nos tornam infelizes e pessimistas, dando-nos a verdadeira liberdade que só seu Filho Nosso Senhor Jesus Cristo pode nos dar.

Em um mundo depressivo, triste, tomado pelos valores materiais que recusam Deus e por acontecimentos assustadores, por falta de Amor e Deus em seus corações,, onde o cristão não sabe mais verdadeiramente, no meio de tantas vozes discordantes, quais escutar, é inegável que Nossa Senhora Desatadora dos Nós se revela hoje de uma forma extraordinária àquele que a Ela recorre. No fundo, o importante é ter Fé e agir...


Até a próxima,
                       Amo vocês,
                                         Marcel Peixoto.  

Nenhum comentário: