Translate

domingo, 17 de agosto de 2014

POST 217/2014 - UM VIRA-LATA EM SEU HABITAT NATURAL: A RUA


05 de agosto de 2014

Olá... Vamos com muito trabalho pela frente, focando nas mudanças que precisam serem implantadas na busca, sempre de melhores resultados. Mas o fato de termos que escrever diariamente para o Blog, nos faz prestar mais atenção a coisas que normalmente passariam desapercebidas por nós, na correria do dia-s-dia, por exemplo um cachorro na calçada.

E oportunidades como essa, não podem passar desapercebidas para quem tem a missão de chegar a 365 postagens em 2014, logo, saquei a câmera e fiz a foto do cachorro acima, para o Blog.  Minha esposa achou nosso personagem, muito feio, mas é o que temos para hoje.  Seria muito difícil encontrar e lindo cão, bem cuidado e tratado, solto na rua.  Acho até que este está bem fisicamente, pois está gordinho, logo bem alimentado.

O termo vira-lata,  deriva do fato de muitos desses animais, quando abandonados, serem comumente vistos andando famintos pelas ruas revirando latas de lixo a procura de algo para comer.  Vira-lata ou rafeiro (termos usado em Portugal) é a denominação dada aos cães ou gatos sem raça  definida, SRD (Sem Raça Definida), como são geralmente referenciados em textos veterinários.

Geralmente os cães considerados sem raça definida são mestiços, descendentes de diferentes raças. Eles não têm origem em um pedigree que é um certificado emitido por entidades oficiais atestando a ascendência do animal. Para obter um pedigree o animal tem que ter pais com o mesmo certificado.

Um dos aspectos mais interessantes do vira-lata é a sua variedade. Encontram-se SRDs de todas as cores e tipos, de todos os temperamentos. Ainda existem algumas características, como o fato de que costumam ser muito inteligentes e afetuosos, variando de acordo com as características herdadas. Normalmente o SRD resgatado das ruas tem um temperamento mais dócil, companheiro e vigilante que os outros cães.

Em termos de aparência, como estes animais se cruzam livremente, a prole resultante tende a ser muito variada em termo de tamanho, forma e cor, tendo-se exemplos de cães de portes diversificados, aptos a viver em interiores ou como animais de sítio ou vigilância. Embora o cruzamento não obedeça a uma ordem, necessariamente, observa-se que após várias gerações os cães mestiços exibam características grosseiramente similares. Eles tendem a ser cor caramelo ou preto, e pesar em torno de 18 kg, tipicamente tendo de 38 a 57 cm de altura.


Fato que a anos atrás a população de vira-latas nas ruas era bem maior, não sei dizer se isso se deve as organizações não-governamentais encarregadas de recolher, cuidar e posteriormente doar os animais, ou se a vida tornou-se mais difícil para eles e a mortandade os fez diminuir, mas certo é que os cães são e continuarão sendo por muito tempo, a melhor companhia animal para os homens.

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                        Marcel Peixoto.

Nenhum comentário: