Translate

sábado, 2 de agosto de 2014

POST 208/2014 - PETÚNIAS ALEGRAM MINHA VARANDA


Olá... O final de semana realmente não colaborou  e o domingo continuou chuvoso, digno de inverno, com aquele friozinho...  Na sexta, minha esposa havia comprado umas flores, para colocar na varanda, contudo eu ainda não havia curtido as mesmas, somente agora que observei a beleza das flores e resolvi clicá-las para compartilhar com meus leitores do Blog.

As flores são petúnias, que na língua dos índios Tupi significa "flor vermelha", são originárias de locais tropicais e sub-tropicais da América do Sul. A maioria das petúnias que se encontram em jardins são híbridas. As petúnias são herbáceas anuais e atingem 15 a 30 cm de altura. A planta prefere estar exposta ao Sol. Floresce na primavera e verão e podem apresentar-se nas cores: vermelha, azul, rosa, laranja, salmão, púrpura e branca.

Seu principal pigmento é uma antocianina denominada petunidina, que tem seu nome derivado da palavra Petúnia, sendo um corante presente em algumas outras flores e frutas. Descobertas no século XIX, as Petúnias hoje estão bem diferentes de como eram na época. Existiam algumas espécies diferentes como: a Petúnia axillaris (flores brancas) e a Petúnia violácea (flores roxas); estas não fizeram muito sucesso com os europeus, por serem fraquinhas e terem flores muito pequenas.

Então alemães e ingleses começaram a “cruzar” algumas espécies diferentes buscando flores  maiores e com cores mais vivas. O cruzamento aleatório resultou na espécie mais comum: a petúnia de jardim, cujo nome cientifico é Petúnia x hybrida.

Elas são excelentes para canteiros, vasos, floreiras ou forrações. Devem ser cultivadas em solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado. As regas são periódicas. Necessita de luz solar direta (pleno sol) e até apreciam o frio ameno, mas muita atenção com as chuvas fortes, as flores da petúnia costumam rasgar e ficar com mau aspecto, porém, se recuperam com rapidez. Outro cuidado importante é que, sempre quando as flores murcharem, retire-as da planta para evitar o surgimento de fungos que provocam o conhecido “melado” nas folhas.

O mais interessante é que as flores passam por hibridação natural (contrário às leis da natureza, seres híbridos são provenientes de duas espécies diferentes) que ocorre no próprio vaso onde está plantada e resulta no surgimento de uma mescla de cores totalmente espontânea.

Mesmo que possam ser plantadas em qualquer época do ano, a propagação das petúnias é feita através de sementes e tem maior nível de floração na primavera. Algumas outras espécies, um pouco maiores, podem se propagar através de estacas.

As petúnias são símbolo da sabedoria, da revelação, uma flor que representa o espelho da alma. Podem ser encontradas em floriculturas e lojas de jardinagem em mudas, canteirinhos ou vasos prontos e, principalmente, em sementes para o plantio próprio.

Que estas nos tragam a sabedoria que tanto precisamos para viver melhor e que nossa alma espelhe sempre o amor que sentimos pela natureza e pelo próximo.

Até a próxima,
                       Amo vocês,
                                         Marcel Peixoto.



Nenhum comentário: