Translate

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

POST 223/2104 - ESSE PRESENTE É PURA ARTE

11 de agosto de 2014

Olá... Nos últimos dias falei bastante aqui no Blog sobre uma cidade que eu amo, São Lourenço, mas ainda preciso falar um pouquinho mais, pois ontem foi o Dia dos Pais e eu não poderia ter ganho um presente melhor da minha filha, que a gravura da foto.  Ao receber, imediatamente cliquei-a para mostrar a todos vocês aqui no Blog.

Antes, quando criança, ela fazia artes, hoje adulta, me presenteia com arte, não é lindo? Trocadilhos a parte, vamos falar do presente.  Eu acompanho a arte do pintor Jonas Lemes há muito tempo, aprecio a sua técnica e os motivos de seus quadros e sempre tive vontade de ter um de seus exemplares em uma parede de minha casa e a oportunidade surgiu através da gravura que vocês veem na foto acima.

Apesar se ser uma gravura, uma reprodução de um quadro, tem todo um cuidado do artista em sua confecção, inclusive ele, com carinho pela peça, retoca a mesma dando algumas pinceladas, o que confere a obra maior realismo.   Os temas de seus quadros reportam as paisagem do Sul de Minas, mais especificamente ao circuito das águas e são absolutamente lindos.

Mineiro de Cambuquira,   Jonas Lemes começou a pintar profissionalmente aos 25 anos, retratando cenas que buscavam resgatar imagens de sua infância. Residindo em São Lourenço, abriu seu atelier, onde além de comercializar suas obras, também pintava, promovendo as artes plásticas.  Artista autodidata, já fez inúmeras exposições  individuais pelo Brasil e exterior, uma das quais tive oportunidade de comparecer na cidade de Brasília, além é claro de visitas constantes a seu atelier.

Muito me impressiona a sua forma de pintar e buscando aliar a sua arte com sua preocupação com a preservação da natureza, para tanto criou uma técnica de pintura em lonas de caminhão usadas, expressando modernidade e contribuindo para a conservação do meio ambiente, através da reciclagem de materiais e ao mesmo tempo aguçando a consciência crítica de seu público. O efeito final nas obras é surpreendente.

Quem quiser conhecer um pouquinho mais da obra deste brilhante artista é só procurá-lo no facebook, buscando seu nome: Jonas Lemes e encontrarão várias outras fotos de seus belos trabalhos, que levam para o Brasil e para o mundo  as paisagens mineiras, a primavera, as árvores, a natureza e o homem em harmonia com ela.

Hoje posso dizer que tenho um pedacinho de São Lourenço comigo em minha casa. Obrigado Jonas por nos trazer tão belos quadros e obrigado Ana Krishna pelo maravilhoso presente do Dia dos pais.

Até a próxima,
                      Amo vocês,

                                        Marcel peixoto.




Nenhum comentário: