Olá.... De todas as aves as que mais me chamam a atenção são as aves de rapina e pelo tamanho e imponência, destaco as águias. Talvez seja este o motivo inconsciente pelo qual sou torcedor da Portela, que como sabem é simbolizada por esta bela ave. Depois da da Portela a águia mais famosa do Brasil é a do jogo-do-bicho.
E por gostar tanto deste animal é que tenho uma réplica de madeira enfeitando a estante de minha sala, sendo a foto de hoje da projeção da sombra da mesma na parede. Um efeito que todo fotógrafo gosta de registrar, até porque a fotografia é exatamente isso, projeção de luz..
A águia é o nome comum dado a algumas aves de rapina da família Accipitridae, geralmente de grande porte, carnívoras, de grande acuidade visual. Por vezes, dentro de um mesmo gênero correm espécies conhecidas popularmente por gavião ou búteo. Suas principais presas são: coelhos, esquilos, cobras, marmotas e outros animais, principalmente roedores, de pequeno porte. Algumas espécies alimentam-se de ovos de outros pássaros e peixes.
Costumam fazer seus ninhos em locais altos como, por exemplo, topo de montanhas e árvores de grande porte. Quando seus filhotes nascem elas os mantém nos ninhos até julgar que estão aptos a voarem e neste momento os empurram precipício abaixo para que experimentem o seu primeiro voo e sigam a sua vida.
Existem diversas espécies de águias, dentre as mais conhecidas está a águia-de-cabeça-branca que simboliza os Estados Unidos da América.
Gosto de me recordar de uma citação que diz que as águias voam alto não para sobrepujarem as pessoas, mas para fazer com que elas olhem para o alto e desta forma elevarem os seus pensamentos, sonhos e principalmente a sua auto-estima.
Até a próxima,
Amo vocês,
Marcel Peixoto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário