Translate

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

POST 016/2014 - O BISCOITO COLADO NA FOLHA


Olá... Hoje  parei em um restaurante que gosto muito, fora do Rio, e após estacionar o carro e descer, olhei para cima e vi estes insetos trabalhando duro para construir sua casa na folha desta amendoeira. A princípio pensei  serem abelhas, mas ao dar um zoom na foto fiquei em dúvida... Podem ser formigas voadoras ou até marimbondos... Acho que são marimbondos...  Alguém pode me ajudar?

Bem, seja lá o que forem, achei interessante colar um "biscoito" na folha da árvore e cliquei, para trazer para vocês verem...   Para quem ficou curioso sobre o almoço, informo que comi uma bela Truta com molho de Amêndoas torradas e Batatas Sauté (merecia outra foto).

O maior grupo entre os insetos são os da ordem Hymenoptera, que compreendem as formigas, abelhas e vespas (marimbondos), possuindo hoje 115 mil espécies descritas e distribuídas em 99 famílias taxônimicas.
O nome é derivado do grego (hymen = membrana; ptera = asas), e as espécies deste grupo apresentam dois pares de asas membranosas, sendo que as asas anteriores são maiores do que as posteriores. Alguns grupos, como as formigas operárias e as vespas de família Mutilidae, perderam secundariamente as asas.

O calor e a florada influenciam no surgimento de enxames itinerantes e aumento do número de insetos nas colmeias.   O calor também deixa as abelhas, vespas ou marimbondos mais agitados e agressivos. Seguem algumas recomendações: Evite movimentos bruscos e excessivo quando próximo a colmeias; não grite, pois as abelhas são atraídas por ruídos, principalmente agudos; se for atacado, proteja o pescoço e o rosto das picadas, com a ajuda de uma camisa ou outra vestimenta (se for picado nestas áreas, procure de imediato um médico); caso seja picado, retire o ferrão, pois ele continua liberando peçonha gradativamente.

O mais fascinante nestes pequenos insetos é a organização e o trabalho de equipe desenvolvido, certamente temos muito a aprender com eles.

Até a próxima,
                       Amo vocês,
                                         Marcel Peixoto


Nenhum comentário: