Translate

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

POST 015/2014 - MEU CADERNO DE FOTOGRAFIA...


Olá... Eu estava ansioso para apresentar para vocês o presente que acabei de ganhar:  Meu caderno de fotografia...  Nele pretendo descrever os trabalhos por mim realizados, colocar os detalhes  e até as melhores fotos.  A foto foi feita a pouco...   Nem só de net vive o homem...

Se pesquisarmos a morfologia da palavra "Fotografia" encontramos o significado "desenhar com luz e contraste, que por definição é essencialmente a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando-as em uma superfície sensível. Temos notícia que a primeira foto remota de 1826 e é atribuída a um francês (Joseph Nicéphore Niépce), contudo a fotografia nasceu de um processo de acúmulo de avanços por parte de muitas pessoas, trabalhando, juntas ou em paralelo, ao longo de muitos anos.


Após a sua evolução inicial, a fotografia passou por um período de estagnação até o advento da tecnologia digital. Deste ponto em diante houve explosão no desenvolvimento digital, associando assim a outras tecnologias, como os computadores e aparelhos de telefonia móvel. Acredito eu que existam mais fotógrafos no Brasil que os milhares de técnicos de futebol que sempre povoou nosso país. Quem não tem um celular com capacidade de fotografar? E mais que isso, com capacidade de divulgar suas fotos imediatamente e para todo o mundo, através da grande rede...

Diante de tudo isso, o fotografo é um dos profissionais atuais que possui a maior concorrência.  Portanto para exercer essa profissão faz-se necessário, antes de tudo, amar profundamente a lida, ter muita criatividade e ser extremamente auto crítico, para de alguma forma se diferenciar da massa, registrando com personalidade própria, o momento a ser perpetuado. 

E depois de quase 50 anos, foi esse caminho que escolhi para minha vida.... Agradeço a Deus por essa oportunidade e a todos vocês que me acompanham e mesmo que involuntariamente, me incentivam nesta caminhada. É um grande desafio e estou aqui disposto a enfrentá-lo...

Até a próxima,
                       Amo vocês,
                                          Marcel Peixoto

Nenhum comentário: