Translate

sábado, 18 de janeiro de 2014

POST 018/2014 - OS SABIÁS AQUI GORJEIAM COMO LÁ



Olá...  Hoje estou muito feliz, pois há muito tempo espero a oportunidade de fotografar um pássaro alimentando seus filhotes no ninho.  Não é uma tarefa muito fácil, pois primeiro temos que identificar o ninho e esperar a hora do "lanche", o momento exato da refeição.   

Posso contar para vocês que os pais cuidam muito bem de seus filhotes, Foram várias idas e vindas, com várias minhocas no bico, pena que ele estava um pouco desconfiado com a câmera e jogou as minhocas dentro do ninho, para depois regurgitar para seus filhotes, momento que não consegui registrar.  A foto acima foi clicada no estacionamento de meu clube.

O Sabiá, ave símbolo do Estado de São Paulo, passou a partir de outubro de 2002 ser considerada também ave símbolo do Brasil, através de um decreto presidencial, que foi contestado por muitos por considerarem a ararajuba a representante oficial. Foi imortalizado na "Canção do Exílio" de Gonçalves Dias, juntou-se aos outros quatro símbolos nacionais - a bandeira, hino, o brasão de armas e o selo, tendo a mesma importância que eles.

Se alimentam basicamente de insetos, larvas, minhocas e frutas maduras, incluindo frutas cultivadas como o mamão, a laranja e o abacate.  O macho e a fêmea constroem o ninho juntos utilizando gravetos, fibras vegetais e barro, onde a fêmea coloca de 3 a 4 ovos, de coloração verde-azulada com pintas cor de ferrugem (sépia);  O período de incubação dura em tono de 14 dias.

Espero encontrar outros pássaros e poder trazê-los em fotos, preservando sempre a liberdade dos mesmo.

Até a próxima,
                       Amo vocês,
                                          Marcel Peixoto



Nenhum comentário: