Olá... Esta seria uma foto das quais eu imaginava ter postado ontem, mas para quem leu o Blog anterior, sabe que fiquei pelo caminho. Mas hoje não, ai está a foto da Praia Grande, clicada de dentro carro em plena Rio-Santos. Certamente durante este ano ainda estarei postando outras fotos como essa, pois esse é um caminho que uso com frequência em meu trabalho.
Até o século XVI, as terras onde se localiza hoje o município de Mangaratiba eram habitadas pelos índios Tamoios, também chamados de Tupinambás. E se hoje ainda ficamos deslumbrados com a beleza nativa, imaginem quando da chegada dos portugueses? A propósito, os colonizadores portugueses só iniciaram a ocupação de Mangaratiba por volta de 1620.
A influência indígena foi muito grande, principalmente no nome das localidades, não sendo diferente com "Mangaratiba" que é um termo originário da línguá Tupi antiga e significa "ajuntamento de mangarás" através da junção de "mangará" (mangará, que na língua tupi designa as plantas da família das aráceas - similar aos Antúrios, Copos de Leite, etc...) e "tyba" (ajuntamento).
Se fosse para batizar esta cidade, pela foto da praia que estamos vendo, eu mudaria o nome desta lugar para algo como "Peopletiba" que significa "ajuntamento de gente", um neologismo misturando as línguas Tupi com o Inglês. Ainda bem que não tenho vocação para João Batista...
Brincadeiras a parte, Mangaratiba possui recantos lindos que durante o ano certamente aparecerão aqui neste Blog, acompanhem.
Até a próxima,
Amo vocês,
Marcel Peixoto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário