Translate

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

POST 022/2014 - AS VAQUINHAS DE CADA DIA


Olá... Hoje, retornando de Cachoeira de Macacu em direção a Guapimirim, avistei um rebanho pastando na beira da estrada e não resisti, parei o carro e fui ao encontro dos animais para fazer a foto de hoje do Blog. Ao editar a mesma, acabei optando por fazer um P & B que ao meu ver valorizou a imagem e se aproximou do que estava em minha mente.

A criação de gado é uma das mais velhas profissões conhecidas. A pecuária é mencionada até na Bíblia como a primeira tarefa dada por Deus a Adão: nomear e cuidar do Jardim do Éden e dos animais (Gênesis). Muito anterior à agricultura, deriva de aperfeiçoamentos da atividade dos caçadores-coletores,  que já existiam há cerca de 100.000 anos e que primeiro aprenderam a aprisionar os animais vivos para posterior abate; depois perceberam a possibilidade de administrar a sua reprodução. Nos primeiros estágios da pecuária, o homem continuava nômade, e na maioria das vezes conduzia seus rebanhos domesticados em suas perambulações, já não procurando a caça, mas sim novas pastagens para alimentar o rebanho. Há evidências da prática da agricultura somente a partir de  8000 a,C, mas seus efeitos foram drásticos sobre a pecuária, já que a agricultura fixou o homem no lugar do plantio, e portanto novas soluções para a pecuária tiveram de ser implementadas.


Carne (bovina, bubalina, de aves, etc), ovos, leite e mel  são os principais produtos alimentares oriundos da atividade pecuária. Couro, lã e seda  são exemplos de fibras  usadas na indústria de vestimentos e calçados. O couro também é extensivamente usado na indústria de mobiliário e de automóveis. Alguns povos usam a força animal de bovídeos e equídeos para a realização de trabalho. Outros também usam o esterco seco como adubo para a plantação.

Eu e minha esposa,  há 23 anos abolimos de nossa dieta alimentar as carnes de mamíferos, mas ainda comemos aves e peixes.  Nossa filha que tem ainda 22 anos, nunca comeu, não sabe que gosto tem e nem ao menos tem curiosidade para tal. O importante é que nunca nos fez falta, pois compensamos os nutrientes com outros alimentos.  


Somos muito questionados sobre as razões que nos levaram a tomar essa atitude, mas isso vai ficar para outro Blog.  A próxima vez que clicar uma vaquinha, volto aqui para lhes contar.

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                         Marcel Peixoto.
               




Nenhum comentário: