Translate

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

POST 026/2014 - QUANTO VALEM 2.000 RÉIS?


Olá... Não sou nenhum numismático, mas herdei de meu pai, ainda pequeno. uma interessante coleção de moedas antigas, a qual tenho muito estima. Desta, há uma moeda que sempre teve a minha maior admiração, primeiro pelo seu tamanho (37 mm) e 25,5 gramas em prata, mas principalmente pela data em que foi cunhada: 1889, precisamente 125 anos atrás.

Hoje arrumando meu armário, me deparei com a referida coleção e resolvi clicar aquela moeda preferida e trazer para que vocês a conheçam. Acredito que talvez seja o objeto mais antigo que tenho, será que algum de vocês tem algum objeto mais antigo que esse em casa?

Por falar em coisas antigas, a Casa da Moeda do Brasil fará em março deste ano 370 anos de fundação, primeiramente em Salvador. onde produziu as primeiras moedas genuinamente brasileiras em ouro. Em 1695, foram cunhadas as primeiras moedas oficiais do Brasil, de 1.000, 2.000 e 4.000 réis, em ouro, e de 20, 40, 80, 160, 320 e 640 réis, em prata, que ficaram conhecidas como a "série das patacas".

Após alguns anos de atividade no nordeste do Brasil e em Minas Gerais, a CMB foi transferida para o Rio de Janeiro, então capital da República, operando, inicialmente, em instalações provisórias e, mais tarde, em amplo prédio construído na Praça da República, inaugurado em 1868 e hoje pertencente ao Arquivo Nacional. Logo, concluímos que a moeda apresentada é carioca. 

Um novo complexo industrial, que hoje representa um dos maiores do gênero no mundo, foi especificamente projetado, construído e inaugurado em 1984, no Distrito Industrial de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Essas modernas instalações ocupam cerca de 120 mil metros quadrados de área construída, em um terreno de cerca de 500 mil metros quadrados. A fábrica de moedas é capaz de produzir até 4 bilhões de moedas por ano, operando em três turnos de trabalho, atendendo, assim, toda a demanda de moedas do meio circulante brasileiro.

Não tenho ideia do que se poderia comprar na época com a moeda acima, mas acho interessante abrir mão deste poder de compra para simplesmente guardar um dinheiro, que perderá o valor no futuro, simplesmente pelo prazer de se ter este objeto.  É como se a pessoa comprasse a moeda pelo valor dela e a retirasse de circulação. Você teria coragem de fazer isso com uma nota de R$ 100,00?  Acho que não...

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                        Marcel Peixoto






Nenhum comentário: