Translate

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

POST 031/2014 - A CATEDRAL DO FUTURO


Olá... Estou de volta, pedindo a vocês uma vocês uma abertura na regra do Blog para poder postar esta foto. Eram quase meia-noite de ontem quando cliquei a mesma, e se levarmos em consideração que em muitos lugares do mundo já era sexta-feira, isso resolve o problema.  Mas gostei muito da foto e queria compartilha-la com vocês.

Para quem não conhece, essa foto é da Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, que a noite está ainda mais bonita com a ajuda desta nova iluminação.    Em seu entorno funciona um dos maiores estacionamentos da cidade do Rio, que representa uma fonte de renda extra para a Mitra Diocesana da cidade.  Uso este estacionamento a mais de vinte anos.

A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro foi criada em 1676 pelo então papa Inocêncio XI, porém sem ainda ter a sua Catedral própria.  Nos primeiros 58 anos de sua história, ela se instalou na igrejinha no Morro do Castelo, já em 1734 foi transferida para a igreja de Santa Cruz dos Militares, onde permaneceu por apenas três anos, mudando-se para a igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Bendito dos Homens pretos.  Com a chegada da Família Real em 1808, Dom João VI, fez da igreja Nossa Senhora do Carmo, na Praça XV, sua Capela Real, logo elevada, por ele também, à categoria de Catedral.

Somente depois de muito lutar, a Arquidiocese conseguiu que o Estado da Guanabara cedesse um terreno para a construção definitiva de sua Catedral e a 20 de janeiro de 1964 foi lançada e abençoada a sua pedra fundamental.  Em 1972 o então Cardeal D. Eugênio de Araujo Sales, já realizou a missa de natal na nova igreja, mas somente em 15 de agosto de 1979, quando comemorava o Jubileu de prata de sua ordenação episcopal, fez a solene Dedicação do Novo Templo, o que pode ser considerado o verdadeiro marco da sua inauguração. 

A Catedral tem 75 metros de altura e 64 metros de diâmetro, com área de 8.000 m² com capacidade para abrigar 20.000 pessoas em pé ou  5.000 sentadas. Uma bela obra com seus Vitrais e vários detalhes em seu interior, o qual vale também uma bela foto.

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                       Marcel Peixoto


POST 030/2013 - TECNOMACUMBA



Olá... Ontem mais uma vez não consegui publicar o Blog, pois fui assistir o show Tecnomacumba da cantora Rita Benneditto (antes Rita Ribeiro), no tradicional Teatro Rival no centro do Rio de Janeiro.  E acabei me surpreendendo pela garra da cantora, pela aceitação do público e pelo som que acaba por contagiar as pessoas e posso dizer que ninguém ficou parado.

Misturar música das religiões de origem africanas (umbanda e candomblé) com o Techno Music, deu um bom caldo, sugiro que confiram.  Pela proximidade da data, a cantora dedicou seu show a Iemanjá, a rainha do mar, que comemora seu dia no dia 2 de fevereiro. Durante o show, um artista plástico (desculpe, mas agora fugiu o nome) fez um belo quadro em homenagem a orixá das águas do mar e ainda houve a participação de Jean Wyllys recitando a poesia Milagres do Povo de Caetano Veloso.

A maranhense Rita teve seu início de carreira em 1989 fazendo um show dirigido por Zeca (que na época ainda não era Baleiro) no teatro Arthur Azevedo, que é o teatro municipal de São Luis. Neste show ela cantou de Villa-Lobos à "Cabocla Jurema" que é uma cantiga de umbanda, que ela faz questão de cantar em todos os shows, desde essa época. Apesar do sucesso do show, ela somente gravou o seu primeiro álbum em 1997. sem imaginar que esta música da Umbanda, já presente neste álbum, seria o embrião do projeto Tecnomacumba.

E no próximo domingo (02/02/2014) ela estará com a sua banda Cavalheiros de Aruanda, representando o Brasil no Miden Festival em Cannes na França, levando para a Europa a nossa Tecnomacumba. Certamente estaremos muito bem representados.

Mas o duro mesmo é concorrer com dezenas de pseudos "fotógrafos" com seus celulares em punho, braços levantados e as vezes até mesmo pulando. Hoje tem de tudo, até aqueles que querem fotografar com os Ipads... Peço a Deus que não invente uma tv que fotografe, pois imaginem num show deste,  o cara com uma 40 polegadas entrando em nossa frente para fazer uma fotinha? 

Apesar das dificuldades, fiz várias fotos do show e vou compartilhar com vocês, no próximo ensaio fotográfico que publicarei aqui no Blog.

Até a próxima,
                       Amo vocês,
                                           Marcel Peixoto






quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

POST 029/2014 - PASSARELA - THE DAY AFTER


Olá... Ontem retornei por um caminho alternativo, evitando a todo custo a Linha Amarela, até porque a mesma encontrava-se interditada pelo funesto acidente ocorrido, envolvendo um caminhão basculante e a passarela da saída 5. Mas hoje, dia seguinte ao acidente, ao passar pelo local, não pude deixar de fotografar o vão aberto, sem a passarela central e com as esperas em ambos os lados, como podem ver na foto acima.

Há 18 anos atrás, participei ativamente da obra para a construção da Linha Amarela, via que une hoje a Zona Norte à Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. A Linha Amarela faz parte do projeto das linhas policromáticas elaborado pela equipe do urbanista grego Constantinos Apóstolos Doxiádis a pedido do governador do extinto Estado da Guanabara, Carlos Lacerda. A via expressa, inaugurada em 1997, também faz parte deste plano que consiste na construção de vias de trânsito rápido no município do Rio.

Apesar de ter sido idealizada na década de 60, a Linha Amarela só começou a sair do papel em dezembro de 1994, após muita resistência de proprietários e inquilinos de imóveis que tiveram que ser desapropriados e demolidos. As obras para a construção da via duraram quase 3 anos. 

Desde de sua construção até ontem, não me lembro de outro acidente tão grave como esse. Um caminhão em alta velocidade, com a caçamba levantada ir de encontro a passarela e arrancá-la de sua posição com enorme violência, deixando 5 mortos e mais 4 feridos. 

Há várias controvérsias ainda em volta do acidente, o motorista falava ao telefone, o horário era proibido ao tráfego de caminhões na Linha Amarela, mas o mais bizarro que ouvi foi que o motorista do caminhão resolveu, por conta própria, içar um pouco a caçamba de forma e esconder a sua placa e assim não poder ser multado por estar trafegando em horário proibido. Isso justificaria o fato de vários motorista, inclusive de um ônibus, ter avisado ao motorista do caminhão que a caçamba estava levantada e ele simplesmente não deu atenção à ninguém. 

Se isso for comprovado, não tenho dúvida que o motorista do caminhão deve ser julgado por homicídio doloso, onde há intenção de matar. Por conta de uma multa, 5 pessoas perderam a vida, nada pode justificar isso. Lamento muito pelas vidas perdidas e me solidarizo com os familiares daqueles que se foram.

Até a próxima,
                     Amo vocês,
                                       Marcel Peixoto

POST 028/2014 - O ATAQUE DOS DINOSSAUROS


Olá... Quem leu o meu último Blog, sabe que dormi no Barrashopping para fazer um exame médico de segunda para terça-feira. Ao sair de manhã da clínica (cedo, 6:30 h) encontrei no primeiro piso o verdadeiro parque do Dinossauros.  Vi como uma oportunidade única de fotografar estas belas réplicas sem a presença de uma só pessoa no Shopping.

Não fosse toda a estrutura de lojas em volta, acredito que o quadro seria mesmo assustador.  Esses animais além de aparência tenebrosa, tinham tamanhos avantajados que assustam só de se ver. Registro aqui que o shopping vazio (com meia dúzia de seguranças) é quase surreal.

Não sou conhecedor de dinossauros, mais o maior certamente é um T-rex.  Os Tiranossauros (do grego "lagarto tirano") viveram durante o final do período cretáceo, há aproximadamente 65 milhões de anos atrás, principalmente na atual América do Norte, embora descobertas recentes indiquem que eles podem ter habitado o planeta inteiro.  Ele ganhou o apelido de rex (rei, em latim) por ter sido considerado o maior dinossauro carnívoro por um longo tempo.

Em média, um T-rex em idade adulta atingia cerca de cinco metros de altura e mais de doze metros de comprimento, variando seu peso entre seis e dez toneladas, atingindo uma velocidade em corrida livre de até 40 quilômetros por hora, sendo assim considerado o maior predador da Terra.

Há mais de trinta esqueletos de tiranossauros totalmente remontados, permitindo assim estudos aprofundados para se descobrir os principais aspectos de sua biomecânica.   Este fato tornou os T-rex o mais famoso dos dinossauros, além dos filmes de Steven Spielberg que sem dúvida também ajudou muito.

O mais importante é que sobrevivi, ao exame e ao "ataque" de Dinossauros na minha saída do shopping e ainda evitei passar pela Linha Amarela para chegar a minha reunião as 10 horas na Barra.  Caso eu não tivesse feito o exame eu estaria passando por lá próximo ao horário do acidente... Mas isso é assunto do próximo Blog.

Até a próxima,
                       Amo vocês,
                                         Marcel Peixoto

POST 027/2014 - POLISSONOGRAFIA - O EXAME DO SONO


Olá... Estou atrasado em minhas postagens e a resposta está na foto acima, este é o leito onde passei maus momentos fazendo pela segunda vez, um exame de nome complicado, polissonografia ou exame do sono, como é conhecido popularmente.  A foto foi feita ontem (segunda-feira) a noite antes de iniciar a preparação para o referido exame.  Pelo menos uma coisa de bom, dormi no Barrashopping...

A polissonografia é o exame realizado para investigar os distúrbios do sono. Nesse exame, é possível avaliar o padrão vigília/sono por meio de sensores posicionados pela superfície do corpo. Desta vez resolvi perguntar e descobri que são 13 sensores "colados" em seu corpo, concentrados principalmente na cabeça e no rosto, fora um que fica nas narinas... Imaginem o desconforto.

Sempre tive problemas com ronco, isso não deixa de ser uma doença, mas as pessoas não entendem desta forma e fazem disso motivos de piada. Se no meu tempo já houvesse o entendimento do que é bullying, eu diria que sofri  muito com isso.  No ônibus, no avião, enfim era eu dormir para incomodar as pessoas. Certa vez dividi o quarto com um colega de trabalho e ao acordar na madrugada não o encontrei, depois descobri que o mesmo foi dormir no sofá da recepção.  Este fato me marcou, é muito desagradável incomodar as pessoas, mesmo que involuntariamente.

Tive muita sorte de me casar com uma mulher de sono pesado e que não se incomoda com meu ronco, mas mesmo assim fui ao médico, que me recomendou uma cirurgia no nariz. Fiz a tal, há quase 18 anos atrás, sofri muito por nada, pois logo os sintomas retornaram.

Comecei a ver isso como um problema maior de uns anos para cá. O cansaço e sonolência diurna só aumentando a ponto de me preocupar em dirigir sozinho.  Descobri que o ronco é apenas um sintoma, mas o grande problema está nas apneias.  Já ouvia falar da terapia do sono, mas não tinha nenhum conhecimento, quando pessoas próximas começaram a fazer uso da mesma com bons resultados.

Na primeira polissonografia que fiz, descobri que em 6 horas de sono fiz 560 apneias, enquanto que o normal seriam 5 por hora.  Ao verificar esse resultado, meu otorrinolaringologista, recomendou o segundo exame para identificar o melhor aparelho a se utilizar para resolver o problema, este aparelho é chamado CPAP (Continuous Positive Air Pressure, ou pressão de ar positiva contínua).  O aparelho força a entrada de ar, garantindo a respiração e consequentemente impedindo o ronco.

Comentam que  a pessoa se acostuma com o uso do aparelho, mas durante o exame de ontem para hoje, não foi bem assim.  Achei que ficaria sufocado com aquela máscara.

Se você que estiver lendo este relato real e sofre com um destes sintomas, eu sugiro que procure imediatamente um médico.  Dizem que vale a pena.  Depois que começar a utilizar o aparelho, volto para contar.

Até a próxima,
                       Amo vocês,
                                          Marcel Peixoto.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

POST 026/2014 - QUANTO VALEM 2.000 RÉIS?


Olá... Não sou nenhum numismático, mas herdei de meu pai, ainda pequeno. uma interessante coleção de moedas antigas, a qual tenho muito estima. Desta, há uma moeda que sempre teve a minha maior admiração, primeiro pelo seu tamanho (37 mm) e 25,5 gramas em prata, mas principalmente pela data em que foi cunhada: 1889, precisamente 125 anos atrás.

Hoje arrumando meu armário, me deparei com a referida coleção e resolvi clicar aquela moeda preferida e trazer para que vocês a conheçam. Acredito que talvez seja o objeto mais antigo que tenho, será que algum de vocês tem algum objeto mais antigo que esse em casa?

Por falar em coisas antigas, a Casa da Moeda do Brasil fará em março deste ano 370 anos de fundação, primeiramente em Salvador. onde produziu as primeiras moedas genuinamente brasileiras em ouro. Em 1695, foram cunhadas as primeiras moedas oficiais do Brasil, de 1.000, 2.000 e 4.000 réis, em ouro, e de 20, 40, 80, 160, 320 e 640 réis, em prata, que ficaram conhecidas como a "série das patacas".

Após alguns anos de atividade no nordeste do Brasil e em Minas Gerais, a CMB foi transferida para o Rio de Janeiro, então capital da República, operando, inicialmente, em instalações provisórias e, mais tarde, em amplo prédio construído na Praça da República, inaugurado em 1868 e hoje pertencente ao Arquivo Nacional. Logo, concluímos que a moeda apresentada é carioca. 

Um novo complexo industrial, que hoje representa um dos maiores do gênero no mundo, foi especificamente projetado, construído e inaugurado em 1984, no Distrito Industrial de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Essas modernas instalações ocupam cerca de 120 mil metros quadrados de área construída, em um terreno de cerca de 500 mil metros quadrados. A fábrica de moedas é capaz de produzir até 4 bilhões de moedas por ano, operando em três turnos de trabalho, atendendo, assim, toda a demanda de moedas do meio circulante brasileiro.

Não tenho ideia do que se poderia comprar na época com a moeda acima, mas acho interessante abrir mão deste poder de compra para simplesmente guardar um dinheiro, que perderá o valor no futuro, simplesmente pelo prazer de se ter este objeto.  É como se a pessoa comprasse a moeda pelo valor dela e a retirasse de circulação. Você teria coragem de fazer isso com uma nota de R$ 100,00?  Acho que não...

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                        Marcel Peixoto






sábado, 25 de janeiro de 2014

POST 025/2014 - VILARÓ: DA TRAGÉDIA NOS ANDES AO MUSEU CASAPUEBLO




Olá... O quadro acima é de um artista de excepcional qualidade e que tive o prazer de conhecer pessoalmente em uma viagem ao Uruguai em 2012. Hoje ao olhar para seu quadro, comprado nesta viagem, resolvi fotografá-lo para compartilhar com vocês e contar um pouquinho da história deste arquiteto e artista plástico de 90 anos, Carlos Páez Vilaró.

Vilaró transformou sua antiga casa de verão na famosa Casapueblo, que é agora uma cidadela-escultura, cravada nas rochas a beira do mar em Punta Ballena, próximo a Punta del Este, Uruguai. Casapueblo incluí um museu, uma galeria de arte e um hotel chamado Hotel Casapueblo, que fica dentro da estrutura. A construção lembra muito as casas da costa mediterrânica, como na Grécia.

Em 13 de outubro de 1972, Vilaró iniciou um drama em sua vida, vivendo uma tragédia envolvendo seu filho Carlos Miguel que era um dos passageiros do voo 571 da Força Aérea Uruguaia que caiu nas Cordilheiras dos Andes. Sempre acreditando que seu filho estaria vivo, gastou parte de seu patrimônio patrocinando a busca pelo local da queda do avião, no Chile.

No ato do acidente, mais de um quarto dos 45 pessoas que estavam no avião morreram e outros vários sucumbiram rapidamente devido ao frio e aos ferimentos. Dos 29 que ainda estavam vivos alguns dias após o acidente , oito foram mortos por uma avalanche que varreu o seu abrigo. 

Os sobreviventes tinham pouca comida e nenhuma fonte de calor em condições extremas, a mais de 3.600 metros (11.800 pés) de altitude. Diante da fome e notícias reportadas via rádio de que a busca por eles tinha sido abandonada, os sobreviventes alimentaram-se dos passageiros mortos que haviam sido preservados na neve. As equipes de resgate não tiveram conhecimento da existência de sobreviventes até 72 dias depois do acidente quando os passageiros Fernando Parrado e Roberto Canessa, depois de uma caminhada de 10 dias através dos Andes, encontraram um chileno huaso, que lhes deu comida e, em seguida, alertou as autoridades sobre a existência dos outros sobreviventes.

O último dos 16 sobreviventes foi resgatado em 23 de Dezembro de 1972, mais de dois meses após o acidente e em momento nenhum Vilaró deixou de acreditar que seu filho estaria vivo. "Quem tem Fé tem tudo". Hoje este belo exemplo de vida, nos recebe em sua casa (Casapueblo) com um belo sorriso e de braços abertos e ainda nos brindando com a beleza de suas obras. Parabéns Vilaró!!!

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                         Marcel Peixoto





POST 024/2014 - O VOO DA ÁGUIAS


Olá.... De todas as aves as que mais me chamam a atenção são as aves de rapina e pelo tamanho e imponência, destaco as águias. Talvez seja este o motivo inconsciente  pelo qual sou torcedor da Portela, que como sabem é simbolizada por esta bela ave.  Depois da da Portela a águia mais famosa do Brasil é a do jogo-do-bicho.

E por gostar tanto deste animal é que tenho uma réplica de madeira enfeitando a estante de minha sala, sendo a foto de hoje da projeção da sombra da mesma na parede.  Um efeito que todo fotógrafo gosta de registrar, até porque a fotografia é exatamente isso,  projeção de luz..

A águia é o nome comum dado a algumas aves de rapina da família Accipitridae, geralmente de grande porte, carnívoras, de grande acuidade visual. Por vezes, dentro de um mesmo gênero correm espécies conhecidas popularmente por gavião ou búteo. Suas principais presas são: coelhos, esquilos, cobras, marmotas e outros animais, principalmente roedores, de pequeno porte. Algumas espécies alimentam-se de ovos de outros pássaros e peixes.

Costumam fazer seus ninhos em locais altos como, por exemplo, topo de montanhas e árvores de grande porte.  Quando seus filhotes nascem elas os mantém nos ninhos até julgar que estão aptos a voarem e neste momento os empurram precipício abaixo para que experimentem o seu primeiro voo e sigam a sua vida.

Existem diversas espécies de águias, dentre as mais conhecidas está a águia-de-cabeça-branca que simboliza os Estados Unidos da América.

Gosto de me recordar de uma citação que diz que as águias voam alto não para sobrepujarem  as pessoas, mas para fazer com que elas olhem para o alto e desta forma elevarem os seus pensamentos, sonhos e principalmente a sua auto-estima.

Até a próxima, 
                       Amo vocês,
                                           Marcel Peixoto.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

POST 023/2014 - OS PÁSSAROS METÁLICOS


Olá... Depois de vários sobrevoos (sem acento, atendendo a novo ortografia - estranho, não acham?) na cidade, acabei sendo induzido a fazer a minha foto de hoje desde "pássaro metálico" e barulhento. Fui ajudado pelas nuvens que compuseram o quadro, trazendo uma beleza extra ao quadro.

O Helicóptero é um tipo de aeronave de asas rotativas, que quando giradas pelo motor, criam uma sustentação e propulsão necessárias para o voo. Devido ao fato das pás do rotor girarem em torno de um mastro, são classificados como aeronave de asa rotativa, o que os distingue das aeronaves de asa-fixa convencional - os aviões.

Os helicópteros são máquinas muito versáteis, a incrível flexibilidade deles possibilita que eles voem por quase todos os lugares, inclusive pararem no ar assim como um Beija-flor.

A primeira ideia pouco prática de um helicóptero foi concebida por Leonardo da Vinci no século XV, contudo esquecida até a invenção do avião no século XX. O primeiro voo bem-sucedido e registrado de um helicóptero ocorreu em 1907 realizado por um francês em plena Paris. Na década de 20 um argentino fez vários teste e desenvolveu ainda mais o projeto, entretanto somente em 1937 ocorreu o primeiro voo completamente controlável, em Berlim, pilotado por Hanna Reitsch.

Podemos realmente dizer que os helicópteros, em muito, colaboraram com o sonho dos homens em voar como pássaros, e hoje passou a ser um meio de transporte muito utilizado, para fugir do caos que se tornou o nosso trânsito. Se bem que com um custo proibitivo, ainda, para a enorme maioria da população. Quem sabe no futuro???

Até a próxima,
                       Amo vocês,
                                          Marcel Peixoto

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

POST 022/2014 - AS VAQUINHAS DE CADA DIA


Olá... Hoje, retornando de Cachoeira de Macacu em direção a Guapimirim, avistei um rebanho pastando na beira da estrada e não resisti, parei o carro e fui ao encontro dos animais para fazer a foto de hoje do Blog. Ao editar a mesma, acabei optando por fazer um P & B que ao meu ver valorizou a imagem e se aproximou do que estava em minha mente.

A criação de gado é uma das mais velhas profissões conhecidas. A pecuária é mencionada até na Bíblia como a primeira tarefa dada por Deus a Adão: nomear e cuidar do Jardim do Éden e dos animais (Gênesis). Muito anterior à agricultura, deriva de aperfeiçoamentos da atividade dos caçadores-coletores,  que já existiam há cerca de 100.000 anos e que primeiro aprenderam a aprisionar os animais vivos para posterior abate; depois perceberam a possibilidade de administrar a sua reprodução. Nos primeiros estágios da pecuária, o homem continuava nômade, e na maioria das vezes conduzia seus rebanhos domesticados em suas perambulações, já não procurando a caça, mas sim novas pastagens para alimentar o rebanho. Há evidências da prática da agricultura somente a partir de  8000 a,C, mas seus efeitos foram drásticos sobre a pecuária, já que a agricultura fixou o homem no lugar do plantio, e portanto novas soluções para a pecuária tiveram de ser implementadas.


Carne (bovina, bubalina, de aves, etc), ovos, leite e mel  são os principais produtos alimentares oriundos da atividade pecuária. Couro, lã e seda  são exemplos de fibras  usadas na indústria de vestimentos e calçados. O couro também é extensivamente usado na indústria de mobiliário e de automóveis. Alguns povos usam a força animal de bovídeos e equídeos para a realização de trabalho. Outros também usam o esterco seco como adubo para a plantação.

Eu e minha esposa,  há 23 anos abolimos de nossa dieta alimentar as carnes de mamíferos, mas ainda comemos aves e peixes.  Nossa filha que tem ainda 22 anos, nunca comeu, não sabe que gosto tem e nem ao menos tem curiosidade para tal. O importante é que nunca nos fez falta, pois compensamos os nutrientes com outros alimentos.  


Somos muito questionados sobre as razões que nos levaram a tomar essa atitude, mas isso vai ficar para outro Blog.  A próxima vez que clicar uma vaquinha, volto aqui para lhes contar.

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                         Marcel Peixoto.
               




terça-feira, 21 de janeiro de 2014

POST 021/2014 - A SAFADINHA BETTY BOOP


Olá... Imagino que todos já conheçam a nossa convidada de hoje em nosso Blog, a encantadora Betty Boop. Em minha opinião a mais charmosa e sensual representante dos desenhos animados de todos os tempos. Cliquei hoje, a bonequinha de uma coleção que foi lançada por uma revista nas bancas de jornais, ganhei a primeira e fiquei somente nela, uma questão de fidelidade.

Foi em 1930 que a personagem imigrante judaica começou sua "carreira", em Dizzy Dishes,  espelhando-se nas divas da década, ao som de muito jazz.  Mas Betty Boop ficou famosa mesmo quando interpretou "Boop-Oop-a Doop-Girl",  de Helen Kane,  e, enfim, entrou para a história.  Betty tinha um jeito de garota independente e provocadora, sempre com as pernas de fora, exibindo uma cinta-liga

Depois de ter participado de mais de 100 animações ela foi censurada. Sempre com um estilo provocante, usava belo um decote e mostrava  as pernas, sempre de cinta-liga.   A população da época,  talvez ainda não estivesse preparada para o estilo da Betty, então ela voltou coberta dos pés ao pescoço! O sucesso continuou, apesar dela estar totalmente vestida, contudo os autores deixaram em evidência o contorno dos seios da personagem.

 Hoje, Betty é considerada uma das personagens dos desenhos animados mais conhecidos do mundo e considerada a rainha dos desenhos animados desde a década de 1930.

Na minha opinião o segredo de seu sucesso, além das roupas provocantes e sexy, é a sua carinha de safadinha, que agrada em cheio o gosto de muitos, inclusive o meu.  Juro que fiquei surpreso ao descobrir que a Betty não era nordestina, tenho a impressão de já tê-la visto em algum cabaré da vida (em filmes, que fique bem claro!).

Até a próxima,
                      Amo vocês,

                                        Marcos Marcel

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

POST 020/2014 - LIBERDADE AOS PÁSSAROS


Olá...  Já tive, no passado, passarinhos em gaiolas, canários belga, agapórnis e periquitos e até consegui que eles se reproduzissem em cativeiro, cuidando dos bichinhos com todo carinho do mundo, contudo hoje já não considero isso uma experiência saudável.

Nada como ver os pássaros  gorjeando  na natureza, voando de um lado para o outro e vivendo livres. Por incrível que pareça, aqui na minha cidade (para quem não sabe, sou de Nova Iguaçu - RJ), ainda há bastantes pássaros soltos vivendo nas poucas árvores que nos restam.

Na tentativa de juntar as duas coisas, passarinhos próximos a mim, entretanto soltos na natureza, resolvi investir na casinha da foto acima, clicada hoje na varanda de meu apartamento.  Apesar de clicar a casinha somente hoje, ela está em pleno funcionamento desde de sábado e para meu desespero até o momento, nenhum pássaro pousou aqui.

Não sei o que fazer para chamar a atenção dos pássaros, pensei em escrever uma placa para eles: Aqui tem comidinha e água fresca, mas acho que não iria adiantar muito.  Fui orientado a ter paciência, pois mais cedo ou mais tarde eles virão... Tomara!  Mas a casinha é muito fofa, não acham?

Bem, nos resta ficar na expectativa de um visitante. Espero ainda clicar um pássaro em plena casinha e apresentar aqui para todos vocês.

Até a próxima,
                       Amo vocês,
                                        Marcel Peixoto.



domingo, 19 de janeiro de 2014

POST 019/2014 - BACALHAU SUPERIOR


Olá...  Hoje eu apelei, almoço de domingo e apresento à vocês um belo prato de bacalhau feito pela minha esposa e batizado pela filha como Bacalhau Superior.  O superior é porque ela simplesmente gosta mais deste do que o prato convencional com as postas de bacalhau, neste caso o bacalhau é em filé...

O prato acima teve como acompanhamento um arroz de brócolis com alho e um vinho branco português com duas castas de uvas que eu nunca tinha ouvido falar: roupeiro e rabo-de-ovelha, que bem gelado desceu  muito bem.

O  “bacalhau legítimo”: o peixe Gadus Morhua, considerado o melhor de todos, é conhecido como cod ou bacalhau do Porto – uma referência à cidade portuguesa, apesar de não haver bacalhau em águas lusitanas. É que o Porto é um importante centro de comércio do peixe seco e salgado que chega do Atlântico Norte, em especial da Noruega. 

Portugal se tornou o maior mercado consumidor de bacalhau do mundo por causa das expedições  que se aventuravam pelos oceanos nos séculos 15 e 16. Aquele peixe duro e seco podia cheirar mal, mas demorava alguns meses para estragar. Por isso, era o alimento ideal para ser estocado nos porões das naus de Cabral e companhia. O bacalhau caiu no gosto da população portuguesa e, por tabela, da brasileira – o Brasil consome 30% do bacalhau produzido na Noruega. 

E eu como neto de português, recebi esta herança do meu avó: o gosto pelo bacalhau. Além desta, mais duas  heranças recebi do meu avó, o gosto pelo vinho e pelas mulatas...    Mais isso é para outro post.

Até a próxima,
                        Amo vocês,
                                           Marcel Peixoto.


ENSAIO FOTOGRÁFICO 001/2014 - SUA MAJESTADE O SABIÁ


Este é o primeiro ensaio fotográfico apresentado aqui no Blog, são fotos que mostram a mamãe Sabiá buscando comida e trazendo para seus filhotes. É a Natureza se desenvolvendo praticamente em nosso quintal visto que as fotos foram feitas no estacionamento do Country Clube de Nova Iguaçu. Espero que gostem.    

Fotógrafo: Marcel Peixoto.















Vamos preservar a Natureza.

sábado, 18 de janeiro de 2014

POST 018/2014 - OS SABIÁS AQUI GORJEIAM COMO LÁ



Olá...  Hoje estou muito feliz, pois há muito tempo espero a oportunidade de fotografar um pássaro alimentando seus filhotes no ninho.  Não é uma tarefa muito fácil, pois primeiro temos que identificar o ninho e esperar a hora do "lanche", o momento exato da refeição.   

Posso contar para vocês que os pais cuidam muito bem de seus filhotes, Foram várias idas e vindas, com várias minhocas no bico, pena que ele estava um pouco desconfiado com a câmera e jogou as minhocas dentro do ninho, para depois regurgitar para seus filhotes, momento que não consegui registrar.  A foto acima foi clicada no estacionamento de meu clube.

O Sabiá, ave símbolo do Estado de São Paulo, passou a partir de outubro de 2002 ser considerada também ave símbolo do Brasil, através de um decreto presidencial, que foi contestado por muitos por considerarem a ararajuba a representante oficial. Foi imortalizado na "Canção do Exílio" de Gonçalves Dias, juntou-se aos outros quatro símbolos nacionais - a bandeira, hino, o brasão de armas e o selo, tendo a mesma importância que eles.

Se alimentam basicamente de insetos, larvas, minhocas e frutas maduras, incluindo frutas cultivadas como o mamão, a laranja e o abacate.  O macho e a fêmea constroem o ninho juntos utilizando gravetos, fibras vegetais e barro, onde a fêmea coloca de 3 a 4 ovos, de coloração verde-azulada com pintas cor de ferrugem (sépia);  O período de incubação dura em tono de 14 dias.

Espero encontrar outros pássaros e poder trazê-los em fotos, preservando sempre a liberdade dos mesmo.

Até a próxima,
                       Amo vocês,
                                          Marcel Peixoto



POST 017/2014 - MORTOQUEIROS NO TRÂNSITO


Olá... Está cada dia mais difícil andar de carro no Rio de Janeiro. A foto acima reflete a visão de meu retrovisor esquerdo e foi clicado hoje (17/01), por volta das 19 horas na Av. Ayrton Senna - Barra da Tijuca. À propósito o motoqueiro da foto passou por mim, sem bater no referido retrovisor.

Fiz esse comentário, por que tenho visto um crescente número de pessoas, que imaginam que por estarem em duas rodas só precisam acatar metade das leis de trânsito, ou possuem um passaporte especial que lhes concede o direito de fazer as maiores estripulias, impunemente.

O número de mortes em acidentes de trânsito com motos no Brasil aumentou 263,5% em 10 anos, segundo dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), criado pelo Ministério da Saúde. Como referência temos que em 2011, foram 11.268 vítimas fatais no país. Outro dado que temos que considerar é que a frota de motocicletas aumentou 300% entre 2001 e 2011. Não consegui os dados atuais, pois existe sempre uma defasagem na liberação dos mesmos, mas os números apresentados refletem bem a questão.

Para descobrir as causas de tão altos números, a Faculdade de Medicina da USP, o Hospital das Clínicas de São Paulo e a Associação dos fabricantes de motocicletas, se uniram para produzir um estudo científico sobre o assunto. Vejam algumas conclusões:
  • O comportamento de risco do motociclista e a falta de respeito e visibilidade do motorista foram os fatores que mais contribuíram para a ocorrência do acidente. 
  • O grupo considerado de risco é homem, adulto jovem, classe média baixa e usuários da moto como meio de transporte. 73% usam o veículo de duas rodas para fazer o seu transporte e 23% a trabalho. 
  • Em 21,3% dos casos as vítimas estavam com o comportamento alterado. Ou seja, uma em cada quatro pessoas pilotava sob efeito de substâncias proibidas.
  • Com base nas informações coletadas, os peritos detectaram que em praticamente metade dos casos (49%) a motocicleta provocou o acidente e em sua grande maioria pelo fator imprudência (88%). A outra parcela de culpa (51%) dos acidentes foi causada por outros veículos e mais uma vez a imprudência (84%) foi a principal razão. 
  • Em um panorama geral, as causas dos acidentes são divididas da seguinte forma: 37% motociclistas, 37% motoristas, 18% via e 8% veículo. (abraciclo.com.br)
Imprudência, Imprudência... Quantas vidas precisarão ser perdidas ou comprometidas para sempre, para que as pessoas percebam que a segurança no trânsito deve ser levada a sério?

Me perdoem ter alongado tanto o assunto, mas há temas que precisamos que debater um pouco mais profundamente e buscarmos refletir sobre os mesmos.

Até próxima,
                   Amo vocês,
                                     Marcel Peixoto 

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

POST 016/2014 - O BISCOITO COLADO NA FOLHA


Olá... Hoje  parei em um restaurante que gosto muito, fora do Rio, e após estacionar o carro e descer, olhei para cima e vi estes insetos trabalhando duro para construir sua casa na folha desta amendoeira. A princípio pensei  serem abelhas, mas ao dar um zoom na foto fiquei em dúvida... Podem ser formigas voadoras ou até marimbondos... Acho que são marimbondos...  Alguém pode me ajudar?

Bem, seja lá o que forem, achei interessante colar um "biscoito" na folha da árvore e cliquei, para trazer para vocês verem...   Para quem ficou curioso sobre o almoço, informo que comi uma bela Truta com molho de Amêndoas torradas e Batatas Sauté (merecia outra foto).

O maior grupo entre os insetos são os da ordem Hymenoptera, que compreendem as formigas, abelhas e vespas (marimbondos), possuindo hoje 115 mil espécies descritas e distribuídas em 99 famílias taxônimicas.
O nome é derivado do grego (hymen = membrana; ptera = asas), e as espécies deste grupo apresentam dois pares de asas membranosas, sendo que as asas anteriores são maiores do que as posteriores. Alguns grupos, como as formigas operárias e as vespas de família Mutilidae, perderam secundariamente as asas.

O calor e a florada influenciam no surgimento de enxames itinerantes e aumento do número de insetos nas colmeias.   O calor também deixa as abelhas, vespas ou marimbondos mais agitados e agressivos. Seguem algumas recomendações: Evite movimentos bruscos e excessivo quando próximo a colmeias; não grite, pois as abelhas são atraídas por ruídos, principalmente agudos; se for atacado, proteja o pescoço e o rosto das picadas, com a ajuda de uma camisa ou outra vestimenta (se for picado nestas áreas, procure de imediato um médico); caso seja picado, retire o ferrão, pois ele continua liberando peçonha gradativamente.

O mais fascinante nestes pequenos insetos é a organização e o trabalho de equipe desenvolvido, certamente temos muito a aprender com eles.

Até a próxima,
                       Amo vocês,
                                         Marcel Peixoto


POST 015/2014 - MEU CADERNO DE FOTOGRAFIA...


Olá... Eu estava ansioso para apresentar para vocês o presente que acabei de ganhar:  Meu caderno de fotografia...  Nele pretendo descrever os trabalhos por mim realizados, colocar os detalhes  e até as melhores fotos.  A foto foi feita a pouco...   Nem só de net vive o homem...

Se pesquisarmos a morfologia da palavra "Fotografia" encontramos o significado "desenhar com luz e contraste, que por definição é essencialmente a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando-as em uma superfície sensível. Temos notícia que a primeira foto remota de 1826 e é atribuída a um francês (Joseph Nicéphore Niépce), contudo a fotografia nasceu de um processo de acúmulo de avanços por parte de muitas pessoas, trabalhando, juntas ou em paralelo, ao longo de muitos anos.


Após a sua evolução inicial, a fotografia passou por um período de estagnação até o advento da tecnologia digital. Deste ponto em diante houve explosão no desenvolvimento digital, associando assim a outras tecnologias, como os computadores e aparelhos de telefonia móvel. Acredito eu que existam mais fotógrafos no Brasil que os milhares de técnicos de futebol que sempre povoou nosso país. Quem não tem um celular com capacidade de fotografar? E mais que isso, com capacidade de divulgar suas fotos imediatamente e para todo o mundo, através da grande rede...

Diante de tudo isso, o fotografo é um dos profissionais atuais que possui a maior concorrência.  Portanto para exercer essa profissão faz-se necessário, antes de tudo, amar profundamente a lida, ter muita criatividade e ser extremamente auto crítico, para de alguma forma se diferenciar da massa, registrando com personalidade própria, o momento a ser perpetuado. 

E depois de quase 50 anos, foi esse caminho que escolhi para minha vida.... Agradeço a Deus por essa oportunidade e a todos vocês que me acompanham e mesmo que involuntariamente, me incentivam nesta caminhada. É um grande desafio e estou aqui disposto a enfrentá-lo...

Até a próxima,
                       Amo vocês,
                                          Marcel Peixoto

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

POST 014/2014 - STARBUCKS x O VELHO CAFEZINHO CARIOCA



Olá... Happy Hour na Starbucks do Shopping Leblon, ao som de um pianinho e na companhia da esposa e filha é um programão para um final de tarde em plena terça-feira. Daí a vontade de registrar o ambiente foi irresistível e acabei por clicar a foto acima.

A Starbucks é uma empresa multinacional, com sede em Seatle - EUA e que possui a maior rede de cafeterias do mundo. Fundada em 30 de março de 1971, hoje conta com mais de 15 mil lojas espalhadas pelo mundo. Presente na América latina desde 2002 quando começou a expansão pelo México (onde hoje já possui quase 300 novas lojas). A empresa chegou ao Brasil em 2006, primeiramente na cidade de São Paulo, na Argentina apesar de ter chegado apenas em 2008, já é o país da América do Sul com o maior número de lojas - 70.

Seu nome foi inspirado em parte pelo personagem Starbuck do livro Moby Dick e seu logotipo é um entalhe escandinavo do século XVI de uma sereia com duas caudas. Além de Café Cappuccino e Café Expresso, a Starbucks oferece também outros tipos de bebidas, como uma variedade de chás, além de comidas como sanduíches. 

Minha filha retornou de seu intercâmbio ao Canadá encantada com a rede e festejou muito a inauguração das lojas do Rio de Janeiro, que hoje já conta com 14 lojas na cidades e outras 2 em Niterói. Na minha opinião particular, é uma cafeteria legal, mas acho cara para os padrões brasileiros e não vejo nenhum diferencial, mas a turminha mais nova adora. Eu não trocaria pelo nosso velho cafezinho com um bom pão de queijo.

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                         Marcel Peixoto.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

POST 013/2014 - O LADO NEGRO DA LUA


Olá...  Esta certamente não é a foto dos meus sonhos, mas ao caminhar pelo meu clube, hoje a noite, olhei para alto e vislumbrei esta bela lua despontando entre as árvores e não resisti, peguei a minha Cyber-shot e cliquei.   Afinal o blog é inspiração e nem sempre terei uma foto profissional para apresentar, mas com certeza todas terão uma boa dose de emoção.

Não sei se sabiam, mas a Lua encontra-se em rotação sincronizada com a Terra, ou seja, o tempo que demora a descrever uma rotação em torno do seu eixo é o mesmo que leva para completar uma órbita à volta da Terra.  Isso faz com que tenha sempre a mesma face voltada para a Terra.  O lado voltado para a Terra é denominado "face visível" ou "lado visível" e o oposto é denominado "face oculta" ou "lado oculto". A face oculta é por vezes denominada "lado negro" embora na realidade seja tão iluminada como a face visível, uma vez a cada dia lunar.

Baseado em todo esse mistério e poesia que Lua inspira à todos nós, várias pensadores se puseram a  criar frases interessantes sobre ela, vou citar aqui apenas três que considero relevantes: 

"Somos todos como a Lua.   Temos um lado escuro que não queremos que ninguém veja.   Mas Deus tudo vê." - Mark Twain

"Seja humilde, pois até o Sol com toda a sua grandeza se põe e deixa a Lua brilhar..." - Bob Marley

"Três coisas não podem ser escondidas por muito tempo: O Sol, A Lua e a Verdade." - Buda.

Não há como negar que a Lua exerce um certo fascínio sobre nós, e ainda bem que hoje não é sexta-feira e nem estamos na Lua Cheia, senão a essa hora os Lobisomens já estariam uivando em nossas janelas. Bons sonhos...

Até a próxima,
                       Amo vocês,
                                         Marcel Peixoto

domingo, 12 de janeiro de 2014

POST 012/2014 - ADOLESCÊNCIA


Olá... Quem estava curioso, depois de ler o meu blog anterior, para conhecer a adolescente da Festa de 15 anos, apresento ela á vocês.  Brincadeiras a parte, nos próximos dias estarei lançando, com a minha sócia, uma fotógrafa incrível que em breve vocês conhecerão, um novo Blog somente com as fotos de trabalho.

Será um conceito diferente deste Blog, onde o objetivo é colocar uma foto inédita e discorrer um pouquinho sobre o assunto central. No novo blog teremos muito mais imagens e o objetivo será o de divulgar o nosso trabalho, mostrar o que já fizemos e o que podemos vir a desenvolver.  Será a nossa principal ferramenta de Marketing para vendermos nosso trabalho.

Esperamos encantar aqueles que já acompanham o meu blog pessoal e outros, de tal maneira que nos brinde com a oportunidade de desenvolvermos algum tipo de trabalho fotográfico, desde fotos de produtos, ambientes, ensaios, moda, festas, shows, etc... Dentre as múltiplas possibilidades que a fotografia proporciona.

Voltando a foto de hoje, a adolescência é a fase que marca a transição entre a infância e a idade adulta. Esta fase caracteriza-se por alterações em diversos níveis - físico, mental e social - e representa para o indivíduo um processo de distanciamento de formas de comportamento e privilégios típicos da infância e de aquisição de características e competências que o capacitem a assumir os deveres e papéis sociais do adulto.

No meu tempo, o período de adolescência tinha data para início e fim, mas as mudanças sociais que estamos sofrendo, fez com que as famílias mudassem muito e hoje em dia a adolescência se inicia mais cedo e se estende muito além do 18 anos, data convencionada para seu fim, no passado.  Eu mesmo, tenho uma adolescente em casa de 22 anos, faz parte.

Até a próxima,
                       Amo vocês,
                                           Marcel Peixoto.

POST 011/2014 - FLORES COLORIDAS PARA A DEBUTANTE


Olá... Ontem não consegui fazer a postagem pois fui cobrir uma festa de 15 anos, e como toda boa festa que se preze, a mesma só acabou hoje...

A foto acima, claro clicada ontem na festa, por suas cores e leveza representa bem o que esta data significa para a adolescente, que a partir dos quinze anos começa uma nova vida, deixando definitivamente a infância para trás. As cores vibrantes da natureza se identificam bem com ocasião e brindou a festa com uma ornamentação muito alegre e colorida, como deve ser a vida das debutantes.

A festa foi ótima, exceto por um convidado, ou melhor, um penetra que mexeu com todos os presentes: o calor.  A alta temperatura impactou a festa fazendo com que os convidados começassem a chegar bem tarde... Os familiares eram os únicos a vestir os modelitos tradicionais (longos para as mulheres e ternos para os homens) e certamente sofreram muito com eles.

Já os convidados, esses sim se divertiram, pois compareceram bem a vontade, principalmente as meninas, que abusaram dos shortinhos e tubinhos curtinhos,  típica indumentária dos bailes Funk. Que aliás deu as cartas depois de todo o cerimonial que marcou a estréia da aniversariante na vida social de sua comunidade.

Teve de tudo, desde entrada com a boneca, depois troca desta pela bíblia (seria um buquê de flores, mas a pedido de um Pastor presente, mudaram), depois entrada da sandália (alta, a menina ficou mais alta que eu...), homenagem as amigas e parentes e finalmente a entrada do príncipe (que por falta de melhor, foi o tio mais novo mesmo) e o "gran finale" ficou com a valsa da debutante com seu parentes mais próximos.

Depois disso a chapa esquentou e o Funk mandou na festa e o melhor é que a turminha conhecia bem as coreografias, nunca tinha visto um quadradinho de quatro, ao vivo, tão bem feito.  Hora do fotógrafo, morto, voltar para casa... 

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                         Marcel Peixoto