Translate

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

OS PATINHOS NA LAGOA...


Olá...  Na verdade os patinhos estão num lago, mas fica tão estranho a sentença "os patinhos no lago", daí resolvi me dobrar ao convencional, para que mudar o que já estamos acostumados a dizer?   O importante é a imagem e a serenidade que tenho a pretensão de passar com a mesma. 

A propósito, fui pesquisar e descobri que não há uma distinção bem definida entre "Lago" e "Lagoa", convencionou apenas dizer que as lagoas são menores que os lagos, contudo não existe um tamanho máximo de lagoa,  nem mínimo para um lago.  Sendo assim, o que vale mesmo é a tradição do nome, pois por exemplo a carioca Lagoa Rodrigo de Freitas é bem maior que o mineiro Lago do Parque das Águas de São Lourenço (local da foto em questão, clicada em agosto de 2013).

Interessante mesmo é a capacidade da linha d'água em refletir as imagens por ela captada, assim vemos nos dois terços inferiores da foto o azul do céu e no terço superior o marrom esverdeado das árvores que estão na margem oposta do lago. Isso sem falar das imagens dos patinhos.

O reflexo me levou até a mitologia grega e a Narciso...  Narciso durante toda a sua vida não havia visto sua imagem, pois ao nascer sua mãe ouviu de  um adivinho que ele teria vida longa, desde que jamais contemplasse a própria figura.  

Conta a lenda que Narciso caminhava pelo bosque e perto dele, mas sem que ele pudesse vê-la, a ninfa ECO o acompanhava, se deslumbrando com a beleza daquele ser.  ECO por falar demais, havia sido amaldiçoada pela Deusa Hera, esposa de Zeus, para que ela repetisse os últimos sons que ouvisse.  

Narciso, suspeitando que estava sendo seguido, tentou contato e gritou: " Tem alguém aí?" E em seguida ouviu "alguém aí?"  Então gritou novamente "quero ver você" e ouviu "ver você". Despertando um sentimento de paixão em seu coração proferiu "preciso saber se realmente te amo" e ouviu para seu deleite "te amo"... Esse diálogo com o invisível deixou Narciso atordoado e neste momento ele viu um lago e foi até a sua beira, onde se surpreendeu com o seu próprio reflexo, como ele nunca havia se visto antes, acreditou que aquela imagem era do ser que o respondia e enfeitiçado por sua própria beleza tentou alcançar o reflexo imergindo nas águas do lago e acabando por afogar-se.

A Ninfa ECO se sentindo culpada, transformou-se em um rochedo, continuando a emitir os últimos sons que ouve e do fundo do lago, nasceu uma flor que recebeu o nome de Narciso e tem a sua beleza e encantamento.

É uma lenda milenar, mas se pensarmos um pouco mais, não podemos dizer que vivemo hoje em uma sociedade narcisista? A busca pela perfeição das formas externas - a beleza física, o egoísmo exacerbado, o consumo como forma de preencher um vazio interior, a busca do TER superando em muito a do SER...

Deixo aos psicólogos de plantão os aprofundamentos.

Até a próxima...
                          Amo vocês, 
                                              Marcel Peixoto

2 comentários:

Unknown disse...

Mto bom...

Anônimo disse...

Você tem razão meu amigo...todos vivendo a busca da perfeição física.
Ainda bem que sou exemplo a ser seguindo...praticamente um apolo!!!!!
Um forte abraço.