Translate

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

ARCO-ÍRIS, A AQUARELA DIVINA


Olá...  Desde pequeno sempre me intrigou muito o Arco-íris...  Quando criança, minha sensação era que Deus resolveu brincar um pouquinho com os baixinhos e com enormes lápis de cores riscou em sua lousa azul, que chamamos de céu, um arco multicolorido.  Como se ao mesmo tempo segurasse vários lápis e os usasse num traçado abobadado.  Inúmeras vezes repeti esse movimento no papel, mas nunca fiquei satisfeito como ao ver um Arco-íris no céu.

A foto acima foi registrada por mim a muito tempo atrás  (outubro/2004) e apesar de não ser uma das melhores fotos, tecnicamente falando, ela é muito representativa para mim, pois foi a única vez que consegui registrar esse divino fenômeno. 

Na verdade é um fenômeno óptico e meteorológico, que separa a luz do sol em seu espectro, quando o sol brilha sobre as gotas de chuva.  Por essa razão, ele só aparece quando o Sol volta a brilhar após uma chuva. O Arco-íris é composto de sete cores que se apresentam ordenadamente sendo, de fora para dentro:  vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil ou índigo e violeta;  no entanto a grande maioria das pessoas não conseguem distinguir as sete cores, chegando no máximo a seis cores. Já tentaram?

Para quem quiser lembrar sempre das cores é só memorizar: "vermelho lá vai violeta", onde l a v a i representam a sequência  laranja, amarelo, verde, azul,  índigo.

Seu nome provém da mitologia grega, onde Íris era uma deusa que exercia a função de arauto divino. Em sua tarefa de mensageira, a deusa deixava um rastro multicolorido ao atravessar os céus.

Diziam para mim que no final do arco-íris existia um pote de ouro, adaptando essa citação, digo que o arco-íris está aqui em dezembro e o seu final apoia-se em 2014...  Isso é um convite para que todos nós entremos 2014 na busca de nosso pote de ouro.  Por favor entendam esse pote de ouro não só como o vil metal, mas tudo aquilo que precisamos, saúde, realizações, amor, paz, felicidade...

Até a próxima,
                       Amo vocês.
                                           Marcel Peixoto.





Nenhum comentário: