Translate

domingo, 22 de dezembro de 2013

DO FERRO DE PASSAR AO INCÊNDIO


Olá... O ferro de passar, esse singelo instrumento doméstico, começou a ser utilizado a centenas de anos, primeiramente pelos chineses, em uma forma bastante rudimentar e depois desenvolvida pelo ocidente,  que os utilizava inicialmente a frio, visto que as roupas da época eram engomadas, o que impossibilitava o trabalho a quente.  Somente após século XVII, o ferro a brasa passou a ser usado em maior escala e evoluindo até em 1882 quando o americano Henry W. Seely patenteou o ferro de passar elétrico.  Em 1924 surgiu o termostato regulável, que passou a evitar a queima das roupas.

Mas vocês devem estar se perguntando o que leva a um fotógrafo blogueiro a colocar em seu fotoblog uma imagem tão inusitada?  A propósito a foto acima foi clicada hoje em minha casa. Para explicar preciso reviver alguns momentos de aflição que passamos ontem pela manhã.

Assim como a maioria da população e envolto pelo "espírito natalino"  distorcido, seguia eu com a família para o shopping na Barra, deixando Nova Iguaçu, a caminho da busca dos famigerados "Presentes de Natal".  Enfrentando um trânsito difícil, apesar de ser sábado de manhã, estávamos nós parados na Linha Vermelha, quando através do celular de minha filha recebemos o seguinte questionamento: "Qual o andar que vocês moram? Pois o seu prédio está pegando Fogo..."

Deste momento em diante iniciou o nosso sofrimento... Retornamos e após mais de uma hora de trânsito, conseguimos entrar na nossa rua, que estava interditada pelos carros de Bombeiros.  Neste momento já sabíamos que não era nosso apartamento,  mas o acima do nosso, o que em nada diminuiu a nossa preocupação.   Subimos em meio a um aguaceiro pelas escadas e conferimos que nada havia ocorrido em nossa casa.  Ufa!!!! 

Nosso anjo da guarda foi a vizinha do andar superior ao incêndio,  que escutou o seu piso estalando, além de sentir um cheiro forte de fumaça.  Ela deu o alarme aos bombeiros e aos vizinhos, que se anteciparam a chegada dos profissionais e entraram no apartamento, com extintores  começaram a lutar contra com o fogo.  Não fosse essa iniciativa, muito provavelmente o incêndio se agravaria.  

Entramos com os bombeiros no apartamento do vizinho, e encontramos no quarto dele (acima do meu) uma situação desoladora.  Da cama restavam apenas as molas, a tv derreteu, o reboco atrás da cama caiu... As paredes negras, o teto de toda a casa negro, em função da fumaça... Os vidros da janelas quebrados pelo calor...  Enfim, horrível.

E sabem porque tudo isso ocorreu?  O vizinho esqueceu o ferro de passar ligado sobre a cama e saiu.

Aos interessados... Depois de toda essa aventura, voltamos para o shopping e depois de horas de "batalha" garantimos os presentes.

Agradeço a Deus pela proteção ao meu Lar.

Até a próxima,
                       Amo vocês,
                                         Marcel  Peixoto


Nenhum comentário: