Translate

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

SANTO ANTÔNIO


Olá Pessoal, treinando para 2014, sigo colocando algumas fotos antigas, mas inéditas por aqui.  Esta foi feita pela minha filha Ana Krishna, em uma viagem que fez ao Sul em 2009. Ontem, sem querer, "esbarrei" com essa foto e muito me chamou a atenção - Santo Antonio. Conhecem???

Resolvi falar um pouquinho sobre este homem que viveu entre os séculos XII e XIII em Portugal e que nos deixou um legado de Amor, de Fé e de Sabedoria. Não fosse assim não estaríamos falando dele tantos anos depois...

Seu nome de batismo era Fernando, de família nobre e letrado e no apogeu da idade foi envolvido em um embate de espadas contra seu melhor amigo. Defendeu-se para não morrer, mas num movimento inesperado o feriu,  levando-o a beira da morte. Profundamente arrependido de seu ato, rogou a Deus pela vida do amigo e prometeu dedicar-se a igreja se o mesmo se salvasse. E quando se menos esperava o amigo retornou à vida.  Cumprindo com sua promessa, abandou a família, o seu amor, riqueza e tudo mais para dedicar-se a Igreja Católica.
  
Aprofundou os seus estudos religiosos através da leitura da Bíblia e tornou-se, em pouco tempo, um dos intelectuais mais notáveis de seu tempo, com grande habilidade oratória e com inúmeros sermões escritos.

Em contato com os primeiros Franciscanos, decidiu acompanhá-los para o Marrocos afim de evangelizar os Mouros, mudou seu nome para Antonio,  entretanto tão logo de sua chegada foi acometido por uma doença e teve que retornar. Na volta, uma forte tempestade arrastou seu navio para a Sicília e de lá partiu para Assis, conhecendo Francisco.  Conviveram por pelo menos 15 meses antes de retomar as peregrinações, e em um importante evento se viu obrigado a pregar. Foi levado ao púlpito, contrariando a sua vontade, mas inspirado pelo Espírito Santo, encantou a todos com suas palavras.

Doravante, começou assumir maiores responsabilidades junto a Igreja, mas sem perder o seu norte de defender os oprimidos e os mais necessitados. Fez da cidade de Pádua sua principal morada. 

Sofreu com a morte de Francisco e muitos milagres operou em sua curta vida de menos de 40 anos.

Fiz questão de contar um pouquinho da história deste Santo, para que alguns entendam que quando olhamos a sua imagem (de barro, de madeira, de aço, uma foto, seja lá o que for), não estamos reverenciando a imagem em si,  mas tudo aquilo que a vida deste homem representou. É o legado através do exemplo.

Agradeço comentários e até a próxima.

Amo vocês,
                       Marcel Peixoto

Um comentário:

Anônimo disse...

Que honra hein Marcos ser o primeiro a comentar da sua primeira postagem!!!!!!!
Belíssima historia deste virtuoso homem.
Espero que tenha varias boas historias e que eu posso contribuir com esse projeto.

Parabéns MARCÃO!!!!!!!