Translate

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

ELEVADOR... O SOBE E DESCE DA VIDA.


Olá...  Esse que está na foto é o nosso Elevador Lacerda, um dos símbolos da cidade de Salvador, com uma aparência muito conservada para um "senhor" que acabou de completar 140 anos no último dia 08.  Isso mesmo, 140 anos, passando por 3 séculos. Foi o primeiro elevador urbano do mundo e durante muito tempo também o mais alto.  

Construído pela família Lacerda, acabou por adotar o nome desta, substituindo o nome original que era Elevador Hidráulico da Conceição, talvez por ter tido sua inauguração no dia desta Santa. É claro que com o passar dos anos ele foi se modernizando e hoje transporta quase um milhão de pessoas por mês, num percurso de 72 metros percorrido em cerca de 30 segundos.  A foto acima foi clicada por mim em janeiro de 2006.

Acredito que a grande maioria das pessoas já tenham em algum dia utilizado um elevador para vencer um percurso vertical, mas também há aqueles que o fazem inúmeras vezes durante em um mesmo dia, os ascensoristas.  Subir e descer... Descer e subir...

De repente isso me lembrou a vida.  Nossas vidas estão repletas de altos e baixos, de subidas e descidas, de venturas e revés... Passamos os nossos dias na busca de aprendermos a lidar com as situações que se apresentam a nossa frente e mudam de forma radical o nosso percurso.  Assim como um "elevador invisível", a vida nos leva cima e para baixo repentinamente.

Talvez a Física possa explicar isso, dizendo que a vida se opera como uma senoide, subindo até atingir o ápice e em seguida descendo ao sopé... Talvez os Psicólogos de plantão  com suas teorias Freud-Younguianas possam ter alguma explicação, talvez ninguém possa explicar... Tem que ser assim, afinal estamos aqui para aprender.

Mas o mais importante é que, estejamos em qualquer andar deste elevador maluco que é a vida, não podemos deixar de sermos  humildes, não podemos deixar nossa auto-estima cair, não podemos perder a nossa Fé e não podemos deixar de ter em nossos corações Amor Incondicional. 

Até a próxima...
                          Amo vocês.
                                             Marcel Peixoto





 

2 comentários:

Katia Simonetti disse...

Com certeza...a fé é um exercício constante, assim como o amor ao próximo!

Claudia Peixoto disse...

Adorei...