Translate

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

FAVELA OU COMUNIDADE? DONA OU SANTA? SEMPRE MARTA.


Olá... No título desta postagem já deixo claro as minhas dúvidas... 

A primeira delas é nomear o conjunto de moradias.  Para mim, sempre foi favela, contudo referir-se desta forma hoje em dia soa como algo pejorativo, sendo que o politicamente correto seria dizer comunidade. Busquei esclarecimento no dicionário e descobri que comunidade é "qualquer grupo social que habitam uma região determinada, têm um mesmo governo e estão irmanados por uma mesma herança cultural e histórico".  Já a definição de favela é "conjunto de habitações populares toscamente construídas (por via de regras em morros) e desprovidas de recursos higiênicos".  

Diante das definições acima, acho que fica claro que ainda falta muito para podermos nos referir a conjuntos habitacionais como esse, como sendo uma comunidade...  Precisamos trabalhar para que isso mude, pois as pessoas que ali residem não precisam de um governo paralelo e sim de casas decentes com saneamento básico e todas as demais prerrogativas que o ser humano deve ter.

A propósito, a foto acima foi clicada mim, da Rua Real Grandeza / Botafogo em novembro deste ano.

Quanto a segunda dúvida, descobri que a denominação Santa Marta remonta do início do século XX, quando uma devota levou uma imagem da Santa  para o alto do morro, imagem esta que ganhou uma capela na década de 30. Por essa razão passaram a chamar o morro de Santa Marta.  Tempos depois, alguns intolerantes religiosos começaram a referir-se ao morro como Dona Marta, por não possuírem devoção a Santa. Eis o início da confusão.

Mas quem foi Marta?  Marta é uma  personagem bíblica, descrita nos Evangelhos, e segundo os mesmos  ela era irmã de Maria e de Lázaro, da aldeia de Betânia.  Marta foi uma das mulheres que acompanharam  Jesus no calvário e na ressurreição O nome Marta vem do hebraico e significa "senhora".  Santa Marta apresenta-se como modelo ativo de quem acolhe. 

Talvez por essa razão a Favela Santa Marta, acolhedora como a Santa, tenha abrigado Michael Jackson, em seu melhor clipe  e recentemente ainda a 1a. UUP do Rio.

Até a próxima...
                          Amo vocês...
                                                  Marcel Peixoto

Nenhum comentário: