Translate

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

SÃO LOURENÇO E SUAS ÁGUAS, LAVANDO NOSSAS VIDAS


Olá... Desde o início do Blog, eu estava ansioso para postar uma foto deste Lago, com o balneário ao fundo completando esta paisagem de cartão postal.  Essa é uma foto que gosto muito, pois passei boa parte de minha vida visitando com frequência esse local e tenho marcado em minhas lembranças, bons momentos vividos aqui.   A foto acima foi clicada por mim em novembro de 2004.

Esse parque, outrora uma fazenda, abrigava inúmeras fontes de águas minerais de diversos tipos. No início do século XIX, mais precisamente em 1826, foi descoberta a primeira fonte de uma água naturalmente gasosa e cristalina. Já em 1890 um Comendador da região, tomou conhecimento das águas e adquiriu as terras, fundando logo depois a Cia. de Águas Minerais de São Lourenço, nome onde  homenageia seu pai que se chamava Lourenço.  Após o segundo ano de sua fundação, foi inaugurada a primeira fonte de água, tipo gasosa.

Em 1929, após 25 anos de trabalho duro, iniciou-se a captação definitiva das fontes Gasosa, Magnesiana, Ferruginosa, Vichy e Sulfurosa.  O balneário da foto foi construído em 1935 e um ano depois a visitação começou a ser cobrada, tomando o nome de Parque das Águas.   O  Grupo Perrier assumiu o controle acionário do Parque, em 1970, aprimorando o engarrafamento das águas e a sua comercialização, além de desenvolver o aspecto turístico do Parque. Em 1992, a Nestlé compra a Perrier a assume o controle do Parque e da comercialização de suas águas, o que se estende até os dias atuais.

Toda a minha família tem um certo envolvimento com esse parque, pois desde o final da década de 40 já era um dos locais preferidos para veraneio de meus tios e minha mãe.  Tenho várias fotos (em preto e branco) desta época.  Eu comecei a visitar no final da década de 70 e já estive incontáveis vezes neste maravilhoso Parque.

Há dois anos, meu comprometimento aumentou, pois atendendo a um desejo de morte de minha falecida mãe, eu me minha irmã espalhamos suas cinzas neste Lago. Firmamos então, entre nós, que doravante estaremos presente no mês de agosto, anualmente para homenagear a sua memória.

É a vida retornando a vida...

Até a próxima,
                        Amo vocês.
                                             Marcel Peixoto

Nenhum comentário: