Translate

sábado, 21 de dezembro de 2013

MICOS DESEQUILIBRAM O ECOSSISTEMA NO RIO


Olá... Apresento à vocês o sagui-de-tufos-brancos,  também conhecido como Soim, que é uma espécie macaco do Novo Mundo.  Sua origem é o Nordeste brasileiro, contudo atualmente é encontrado também no Sudeste, nos resquício de Mata Atlântica, além de ser criado em cativeiros em diversos países.

São animais de pequeno porte, os menores macacos que existem, com peso entre 350 e 450 gramas e com coloração geral do corpo acinzentado-claro, com reflexos castanhos e pretos e mancha branca na testa. Sua cauda é maior que o corpo e tem função de garantir o seu equilíbrio. Quando cliquei a foto acima, em setembro de 2012, imaginei que fotografava um mero mico.

Apesar de serem criaturas com um ar simpáticos, a proliferação destes "miquinhos" hoje no Rio de Janeiro é responsável por um grande desequilíbrio da fauna.  Trazidos da Bahia no início da década de 80, rapidamente se adaptaram as condições climáticas e iniciaram um processo de reprodução que em muito supera seus principais predadores, como os gaviões e cobras. 

Eles se alimentam de qualquer coisa que apareça a sua frente, desde bananas até restos de comidas industrializadas. Mas o pior são os ataques aos ninhos, comendo os ovos das aves, contribuindo mais uma vez para o desequilíbrio, colocando muitas espécies de aves em ameaça.

Associando a malandragem carioca a dos primatas, esses saguis tornaram-se inclusive um perigo para a população, invadindo residências em bando,  a procura de comida.  Os biólogos se mobilizam e já há um projeto no setor de Conservação de Fauna do Jardim Botânico para castração dos animais. 

Nem o excesso, nem a escassez...  Um dos grandes ensinamentos de Buda é que devemos buscar sempre o caminho do meio, o equilíbrio está exatamente aí e isso vale para tudo na vida.

Até a próxima,
                       Amo vocês,
                                          Marcel Peixoto.  



Nenhum comentário: