Translate

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

A FLOR COPO-DE-LEITE


Olá...  A flor copo-de-leite é originária do sudoeste da África e encontrada em locais que possuam água em abundância, atingindo tamanhos que variam de 40 cm à pouco mais de 1 metro de altura, aproximadamente. A folhagem dessa bela flor é verde brilhante e pelo contraste, tornou-se uma típica flor ornamental.  O seu clima preferido é o subtropical frio.

Apesar de sua beleza, o copo-de-leite requer certos cuidados, pois por possuir oxalato de cálcio a torna uma planta tóxica e portanto deve ser mantido fora do alcance de crianças e animais domésticos.  A ingestão de partes da planta pode causar náuseas, vômitos, diarreia, edema nos lábios, língua e garganta e consequente dificuldade de deglutição.  O contato da planta com os olhos pode causar irritação e ferir a córnea.  Sugere-se também que, após o manuseio da planta, lavem-se bem as mãos para evitar contato com olhos e mucosas e consequentemente irritação. 

A  foto acima foi clicada por mim em agosto de 2012 na Serra da Mantiqueira, na altura da cidade de Itamonte/MG. Esse cultivo pertence a uma simpática senhorinha (D. Teca) que cuida praticamente sozinha da plantação e revende esses belos exemplares na beira da estrada.

A flor copo-de-leite também  conhecida como lírio-do-nilo, calla-branca ou jarro (em Portugal), pela sua cor branca, significa pureza, paz, tranquilidade.  É uma bela flor que ilumina e enche de alegria qualquer local e acredita-se que a simples presença de um arranjo de copos-de-leite pode trazer paz ao ambiente e calma às pessoas presente no local. 


Portanto, recomendo que neste Natal além dos arranjos tradicionais, façam um com a flor copo-de-leite. Precisamos propagar  a PAZ cada vez mais, a cada momento e em todo o lugar.  Começando por dentro de nós mesmo, expandindo para nossa casa, nosso ambiente de trabalho, nossa cidade até tomar todo o planeta Terra.

PAZ para o Natal e para todos os próximos dias de 2014!!!

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                         Marcel Peixoto
                           




Nenhum comentário: