Translate

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

OS ÍNDIOS E A MANDIOCA


Olá...  Os povos indígenas brasileiros representam diferenciados grupos étnicos, os quais habitavam o país desde milênios antes da colonização portuguesa. Estes povos nativos eram compostos por tribos seminômades, as quais subsistiam da caça, pesca, coleta e da agricultura itinerante. 

Entretanto, foram os tupis que começaram a desenvolver a agricultura, principalmente de mandioca, que era um dos alimentos básicos de sua dieta.  Na foto da bela índia acima, vemos justamente a manipulação da mandioca, sendo transformada em farinha.  Para quem está pensando que conheci Iracema pessoalmente, está redondamente enganado, não tive este prazer. O clique foi feito no Museu do Exército no Forte de Copacabana no mês passado - Nov/2013.

Diz a Lenda de Mani  que a filha de um grande chefe indígena apareceu grávida.  Ele logo quis punir o autor da desonra que se acometera sobre sua família, contudo mesmo após vários castigos impingidos, a índia continuava se dizendo virgem. Seu pai havia tomado a decisão de matá-la, quando em sonho um homem branco suplicou pela vida da moça, a inocentando. A índia acabou por parir uma lindíssima menina branca, causando surpresa não só em sua tribo como nas nações vizinhas, que passaram a vir visitá-la para conhecer aquela nova e desconhecida raça.

A criança foi chamada de Mani e andava e falava precocemente. Após um ano de seu nascimento, sem nunca ter adoecido ou sentido qualquer dor, morreu.  Ela acabou por ser enterrada dentro do própria oca e regada diariamente, como era de costume de seu povo.  Encurtando essa longa lenda, nasceu uma planta de Mani dentro da oca, que passou a ser chamada de "manioca", mais tarde: Mandioca. 

Daí para frente vocês sabem, vieram as farofas, os escondidinhos, os bobós, o aipim na manteiga e tudo mais...  E a mandioca caiu no gosto de todos.

Até mais, 
                Amo vocês,
                                   Marcel Peixoto




Nenhum comentário: