Olá... Um lindo domingo ensolarado, típico de inverno, pois apesar do sol, a temperatura mantinha-se amena e muito agradável. Um dia ideal para estar mais próximo a natureza e foi aproveitando tudo isso, que encontrei esta bela flor amarela, que logo que vi, pensei em clicá-la para o Blog.
A flor em questão era uma das preferidas de minha mãe, trata-se de um hibisco. O hibisco, originário da Ásia Tropical, é um arbusto perene que pode alcançar 4 metros ou mais de altura. Nas ilhas do Pacífico é usado como adorno pelos nativos e é a flor símbolo do Havaí. A planta tem crescimento rápido e possui folhagem densa e brilhante, o que faz dela uma das favoritas quando se quer formar uma cerca-viva.
O florescimento é intenso e ocorre quase o ano todo. As flores podem ser simples, dobradas, grandes ou pequenas, de pétalas lisas ou crespas. O que todas têm em comum é a curta duração, que varia de 1 a 2 dias; felizmente, novos botões se abrem constantemente. As cores tradicionais, vermelho, branco, amarelo, cor-de-rosa ou lilás, como a do hibisco-da-síria, ganharam novo brilho e intensidade nas novas variedades anãs desenvolvidas nos últimos anos.
É muito cultivado no Brasil devido ao seu rápido crescimento, rusticidade e beleza. No paisagismo é muito utilizado para enfeitar jardins e praças e também, como já foi citado, é ótimo para cercas vivas. Mas também serve como arbusto, renques, composições ou simplesmente como planta isolada em vasos. Necessita de uma poda de formação para que não cresça de forma irregular.
De característica tropical, o hibisco deve ser cultivado a pleno sol, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica com adubações periódicas para uma floração exuberante. Não tolera geadas. Suporta a salinidade e o sombreamento parcial. Enfim, considero uma flor com características bem cariocas...
Atualmente, o hibisco tem sido utilizado para emagrecimento. O chá de hibisco é preparado com o cálice do botão seco da flor chamada Hibiscus Sabdariffa, que não é aquela espécie de hibisco normalmente encontrada nos jardins, como o da foto por exemplo. Devido a esta planta, a bebida é rica em substâncias antioxidantes como flavonoides e ácidos orgânicos. Estes nutrientes proporcionam diversos efeitos benéficos, entre eles, a ação diurética, impedindo a retenção de líquidos, e a capacidade de evitar o acúmulo de gorduras, principalmente na região da barriga e quadris.
Este último ocorre porque o chá reduz a adipogênese, processo no qual ocorre a maturação de células pré-adipócitas que se convertem em adipócitos maduros, capazes de acumular gordura no corpo. Mais uma dica do Blog...
Este último ocorre porque o chá reduz a adipogênese, processo no qual ocorre a maturação de células pré-adipócitas que se convertem em adipócitos maduros, capazes de acumular gordura no corpo. Mais uma dica do Blog...
Até a próxima,
Amo vocês,
Marcel Peixoto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário