Translate

quinta-feira, 3 de julho de 2014

POST 181/2014 - EU ME REMEXO MUITO...


Olá... Começando a semana e cumprindo finalmente uma promessa que é feita com uma periodicidade muito grande, durante todo o ano - Começar a caminhar na segunda-feira.   Ainda bem que nunca damos a data e segunda-feira tem toda a semana, daí se não der certo nesta segunda, haverá sempre outra 7 dias depois.

Mas agora é sério,  vamos começar e para que o compromisso se realize sem nenhum pretexto duvidoso,  fomos no domingo comprar um tênis para caminhada.  O shopping cheio de gringos em função da Copa, só gastando em comprinhas e os vendedores sorrindo a toa. Só na loja que eu estava comprando, um argentino comprou 15 brazucas (bola de futebol oficial da Copa) e pagou em dinheiro, para alegria do vendedor.

Realmente, não dá para dar desculpas quando se tem a disposição um local seguro, aprazível e próprio para este tipo de atividade.  Quando se tem uma pista como a da foto acima, temos mais que nos motivar e colocar os pés em movimento.  Pois é,  a pista que me refiro está localizada dentro do Nova Iguaçu Country Club, o qual somos sócios e é lá que vamos buscar nosso melhor condicionamento físico.

Andei pesquisando e descobri que estudos comprovam que a mais simples de todas as atividades físicas – andar – é uma forma eficaz, fácil e barata de emagrecer, ganhar fôlego e proteger o coração. A novidade é que especialistas americanos descobriram que caminhar é tiro e queda para acabar com a gordura abdominal, acho que escolhi bem...

Eles analisaram a relação entre esse tipo de exercício e os excessos que insistem em se alojar na barriga e provaram que uma média de duas horas e meia de caminhada por semana pode exterminar as sobras nessa região e diminuir até 2,5 centímetros em quatro semanas.

Mas por que caminhar funciona tão bem para declarar guerra aos pneuzinhos? Segundo Tim Church, da Louisiana State University, nos Estados Unidos, esse tipo de atividade ajuda a reduzir a gordura abdominal profunda, chamada gordura visceral. “Se você se exercitar o suficiente para perder 10% da sua gordura corporal, pode, na verdade, diminuir a gordura visceral em até 30%”, diz Church. Porém, é preciso deixar claro que a caminhada só traz esse tipo de resultado se aliada a uma dieta saudável.

Outro fator importante: quando a intensidade é variada durante o exercício, há uma maior metabolização da gordura como fonte de energia.  “Desse modo, andar se torna uma atividade mais eficiente e é possível conseguir resultados em menor tempo”, defende Claudio Pavanelli, fisiologista da Sociedade Esportiva Palmeiras.

Alguns professores de educação física, consideram ideal  montar um programa em que você vai caminhar menos de uma hora por dia, cinco vezes por semana e intercalar a intensidade durante o treino. Eles consideram que quando se faz o mesmo exercício todos os dias, não demora a atingir o que a gente se chama de zona de conforto. O organismo acostuma, não é mais desafiado, e os benefícios ficam comprometidos. 

O importante é se mexer, mudar hábitos e aliar tudo isso a uma alimentação mais saudável, sem se violentar com dietas restritivas e exercícios tediosos e desagradáveis.  Quem sabe vocês não se empolguem e entre na onda do Madagascar: "Eu me remexo muito...".

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                         Marcel Peixoto.

Nenhum comentário: