Olá... Terça-feira e o trabalho me levou mais uma vez a Costa Verde, em visitas nas cidades de Mangaratiba e de Angra dos Reis. E foi justamente em um dos muitos condomínios deste recanto que encontrei o motivo para a foto do Blog de hoje as Ruínas do Engenho Central do Bracuhy.
A construção do século 19 era uma fábrica de álcool, inteiramente importada da Europa. Está em ruínas, mas ainda é possível ver fossos subterrâneos e as grossas paredes de pedras. Está localizada no Km 504 da BR-101, junto ao acesso ao condomínio do mesmo nome.
A antiga usina de açúcar era conhecida como Engenho Central do Bracuhy e foi inaugurada em 12 de junho de 1885. Era uma construção típica do século XIX, que lembrava a arquitetura característica da Revolução Industrial. Em 1886 a firma Souza Irmão & Cia. passou o controle do empreendimento à empresa Furquim Vapper & Cia.
O engenho se destacava, na época, pela forma de produção. Seu sistema de máquinas a vapor, importado da Europa, era muito diferente do tradicional, de esmagamento da cana em moendas. Construído nas terras da Fazenda Bracuhy, foi, por algum tempo, considerado o mais bem equipado do país. No fim do século passado, entrou em decadência, assim como a indústria de açúcar no Brasil.
Ruínas do Engenho Central do Bracuhy, tornou-se um ponto turístico muito famoso e visitado. E para faciliatr a vida do turista, existem vários hotéis dentro do Condomínio e próximos as ruínas. Assim não se perde tempo com grandes deslocamentos e fica pertinho dos lugares mais incríveis da região, além de permitir, através da Marina Bracuhy, acessar o mar e as maravilhosas ilhas de região.
Hoje classificada como patrimônio histórico, a antiga usina é o cartão postal de Bracuhy. Fica na parte baixa do Rio Bracuhy, tendo em suas redondezas fartas vegetações, típicas de manguezal. Recentemente foi reformada por um empreendimento hoteleiro, mas ainda podem-se ver os fossos e as grossas paredes de pedra.
Para quem não conhecia, fica registrado um atrativo a mais para se conhecer entre tantos outros na região da Costa Verde no Sul Fluminense.
Até a próxima,
Amo vocês,
Marcel Peixoto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário