Olá... Nesta quinta-feira minha aspiração era fazer para o Blog uma foto de moda, mas para tanto eu precisava de uma série de recursos de iluminação, entre outros que não teria em tempo hábil, tão pouco eu teria uma modelo com roupas diferentes para servir de inspiração, então surgiu a ideia de fotografar uma modelo muito conhecida por todos, a Barbie.
Não posso esconder que os brinquedos antigos de minha filha estão servindo de inspiração para o Blog, principalmente naqueles dias em que saio de casa para o escritório e vice e versa. Acabo sem tempo para buscar fotos externas e sou obrigado a usar a "criatividade", se é que isso é ser criativo, fazendo as fotos em casa mesmo. Afinal este Blog, marcar a passagem da metade do ano e já se vão 183 postagens anteriores a esta.
Quanto a nossa modelo, a boneca Barbie foi criada em 1959 por Ruth Handler e o seu marido Elliot Handler, eles que tinham uma filha de nome Barbara e a observavam brincando apenas com bonecas bebês quando criança. A menina era apaixonada por bonecas e quando cresceu, já pré-adolescente, seu pai observou que ela ainda brincava com as suas bonecas. Então, a sua mãe, Ruth Handler, teve a ideia de criar uma boneca adolescente.
Encomendada ao designer Jack Ryan, em 1958, a boneca foi lançada oficialmente na Feira Anual de Brinquedos de Nova York em 9 de Março de 1959. Ruth e Elliot Handler eram donos da empresa de brinquedos Mattel, onde a Barbie foi fabricada e vendida a 3 dólares, nos primeiros exemplares, que teve 340.000 bonecas. Logo após o seu sucesso de vendas foram criadas outros modelos de Barbies inspirados na moda contemporânea e já em 1961 a boneca também ganhou seu namorado: Ken.
Ken, também, sempre acompanhou a moda da época e variava o corte do cabelo de acordo com o último estilo do mundo da moda. A Barbie também foi a primeira boneca a ser maquiada e a receber acessórios. Somente em 2011 a Barbie, com o lançamento da linha My Fab Sisters, a Barbie ganhou 3 irmãs, Skipper, Stacie e Chelsea .
A influência da Barbie nos dias de hoje é visível e sem dúvida marcante. Existem sempre comparações e citações da boneca mais vendida do mundo. Costuma-se chamar alguém de Barbie por estar vestida de rosa ou por ser loira. Isso prova que a boneca valorizou uma linha de preocupação com a estética e beleza, ajudando a criar um padrão de beleza americana.
A moda da boneca influencia a sociedade, apesar dela procura sempre simbolizar uma mulher ou moça bonita, inteligente, amiga, companheira, meiga e politicamente correta, ela acabou por induzir muitas jovens a quererem ser um tipo bem superficial, mantendo um padrão de beleza de uma mulher alta, magra e bem vestida.
Várias versões da boneca já foram produzidas durante a sua existência, com diversas profissões, etnias e personagens de cinema diferentes, mas vou deixar aqui a minha sugestão: A Barbie Passista... Imaginem que sensação uma Barbie mulata e com todos os atributos peculiares desta beleza brasileira? Quem sabe o pessoal da Mattel não lê o Blog e realiza a minha ideia...
Até a próxima,
Amo vocês,
Marcel Peixoto
Nenhum comentário:
Postar um comentário