Olá... Retornando da Barra e por ser sexta-feira, o trânsito não estava nada bom na Linha Amarela. Aproveitando o engarrafamento. comecei a olhar ao redor, buscando alguma imagem que pudesse trazer ao Blog, quando vi várias garças na beira do rio que divide as pistas. Procurei minha câmera e para meu desespero, descobri que ela não estava no carro, solução: fazer a foto com o celular.
Assim, trouxe a imagem acima para o Blog de hoje, entretanto de antemão, peço desculpas pela qualidade da mesma, pois ela deixa um pouco a desejar. Acreditem em mim, os pontinhos brancos na parte debaixo da foto, sobre o verde, são as tais garças, que citei acima.
O bom é que de brinde, no alto da foto podemos identificar o teleférico do morro do alemão. Há muito tenho vontade de visitar a comunidade "pacificada", talvez se eu fosse turista, tivesse mais coragem de fazê-lo, entretanto por ser carioca e por vivenciar os problemas que ocorrem na cidade, acabo por desistir da ideia. Acho que há um material muito interessante para se fotografar, mas como posso usar um equipamento fotográfico, que chama muito a atenção, numa situação de insegurança que vivemos?
O referido teleférico foi inaugurado no dia 7 de julho de 2011 e é administrado pela SuperVia, ele é o primeiro e único transporte de massa por cabo do Brasil. Integrado ao sistema de transporte ferroviário, ele possui seis estações ao longo do Complexo do Alemão: Bonsucesso/Tim, Adeus, Baiana, Alemão/Kibon, Itararé e Palmeiras.
Com 152 gôndolas, tem capacidade para transportar 8 passageiros em cada uma em seus 3,5 quilômetros de extensão. Da primeira estação (Bonsucesso/Tim) à última (Palmeiras), a viagem dura cerca de 16 minutos. O Teleférico funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h, e nos sábados, domingos e feriados, das 8h às 20h.
Os moradores do Alemão, devidamente cadastrado na RioCard, têm direito a duas passagens gratuitas diárias (uma de ida e outra de volta). A tarifa unitária custa R$ 1 real para não moradores que utilizam os cartões VT, Expresso, Bilhete Único e Bilhete Único Carioca e R$ 5 reais quando paga na bilheteria (tarifa de turista).
Quem sabe um dia eu faça um ensaio diretamente do Alemão? Por enquanto, fica só na vontade...
Até a próxima,
Amo vocês,
Marcel Peixoto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário